Blog

Home Blog As principais soluções para o processamento de sólidos

As principais soluções para o processamento de sólidos

O processamento de sólidos numa produção industrial é composto por diversas tecnologias. As principais são: redução de tamanho, classificação, mistura, secagem, aglomeração, densificação, compactação e peletização.

Cada tecnologia exige equipamentos bastante específicos e resistentes para realizar as funções que lhe cabem. A indústria alimentícia, por exemplo, necessita principalmente de processos de moagem ou redução de tamanho e mistura. Muitas vezes, esse segmento lida com materiais bastante frágeis que podem facilmente se desintegrar se o equipamento não estiver regulado para esse tipo de processamento.

Para efeitos de exemplificação, vamos falar de alguns produtos alimentícios que chegam ao consumidor final em forma de pó ou grãos.

 

Esses materiais, se não manuseados de forma correta, podem originar problemas que resultam em tempo de inatividade do processamento, queda na qualidade do produto, mão de obra excessiva ou retrabalho e capacidade reduzida do sistema.

Outro cenário é a criação de um novo produto. Sem um bom planejamento, é grande o risco dessa indústria ter de abandonar o projeto porque ele se tornou economicamente inviável devido a problemas que poderiam ter sido evitados.

Abaixo, você encontrará as características e os benefícios principais das tecnologias da Hosokawa  para o processamento de sólidos:

 

Redução de tamanho

Nesta primeira fase, sua produção industrial pode contar com uma vasta gama de equipamentos para tecnologia de cominuição, desde moinhos de martelo para a moagem preliminar até moinhos de mídia agitada para nanopartículas, por exemplo.

Para cada necessidade, como a finura, rendimento, eficiência energética, desgaste, moagem livre de contaminação e limpeza, a Hosokawa oferece uma variedade de equipamentos para que você tenha condições de escolher a melhor solução para cada aplicação da sua indústria.


Classificação

A classificação é outra fase importante e precisa levar em conta os aspectos técnicos, econômicos e de eficiência energética. Existem equipamentos inovadores de alto rendimento especialmente desenhados para operarem durante períodos longos, sem qualquer supervisão. Essas tecnologias podem ser utilizadas em uma grande variedade de produtos e faixas granulométricas e são fabricadas sob medida para atender às mais diversas demandas de cada aplicação, como a de grandes cargas industriais ultrafinas de produtos macios e semiduros.


Mistura

Para escolher o misturador, é preciso levar em conta detalhes como as propriedades do material, qualidade do produto final, tamanho, formato, umidade, ambiente produtivo, consumo energético, entre outros. Mas com relação ao processo, é necessário analisar se a sua operação industrial precisa de um sistema por batelada ou contínuo, bem como o espaço disponível para a instalação.


Secagem

No processamento de sólidos, também há o processo de secagem, cujo objetivo é reduzir o nível de umidade da produção. No caso, a Hosokawa conta com equipamentos que trabalham a liofilização (freeze drying), bem como técnicas de secagem para pós, pastas, slurries e líquidos.


Aglomeração e densificação

Durante o processo de aglomeração e densificação de sólidos, é realizado o aumento do tamanho de partícula do material a ser processado. Nossas soluções permitem melhorar as propriedades físicas dos materiais como fluidez, dispersabilidade, densidade e aparência.

Compactação e peletização

A compactação é a parte do processo em que há a compressão de um pó entre dois rolos sincronizados de rotação contrária. As forças de adesão entre as partículas do produto são criadas sob alta pressão entre os rolos. O resultado são flocos extensos.


Laboratório e P&D

Por fim, a Hosokawa  fabrica equipamentos de laboratório, pesquisa e desenvolvimento, para fazer análises com o objetivo de produzir materiais de alta qualidade. Eles são ferramentas essenciais para o controle de qualidade da sua produção.

Atente-se a cada uma dessas fases na hora de planejar o processamento de sólidos dentro da sua operação industrial e aos equipamentos necessários para ter segurança e qualidade no produto final e no processo como um todo.

Hosokawa

Hosokawa

New call-to-action