Blog

Home Blog Classificação de sólidos e suas tecnologias

Classificação de sólidos e suas tecnologias

Tendo como objetivo a divisão de um ou mais materiais em partes diferentes de um processamento, a classificação de sólidos é uma etapa presente nos finais de operações industriais em diversos segmentos, normalmente após ou juntamente com a moagem.

Podemos dividir os fatores de classificação em dois grupos: os não ajustáveis, que abordam o tamanho de entrada de partícula, a densidade e a forma, e os ajustáveis, como a velocidade do classificador, seu design e o volume de ar utilizado.

Como os principais motivos para o uso desse processo, podemos ressaltar a separação em frações diferentes, finas e grossas, o despoeiramento, melhorando o manuseio do sólido e até mesmo a separação de materiais com características físicas diferentes.

Dentre as opções disponíveis no mercado, vamos falar de duas tecnologias que se destacam nas operações industriais: o Classificador Alpine Turboplex ATP e o Classificador Alpine TTD.

O primeiro trabalha com uma ou mais rodas de classificação de pós superfinos, com intervalos de aproximadamente d97 <2 - 10 μm e é livre de partículas superdimensionadas em toda sua faixa de operação.

Seu ótimo desempenho, com design simples e robusto que evita vibrações, realizando uma operação estável, entrega limitação ajustada do tamanho do corte superior, proteção contra desgaste e elementos anti-calafetagem opcionais e possui limpeza simples. Com todos esses atributos, atende às mais diversas indústrias.

O segundo, Classificador Alpine TTD é uma tecnologia de alto rendimento, desenvolvida com foco em grandes cargas industriais ultrafinas de produtos macios e semiduros, com um corte superior preciso de até d97 = 3 µm, sendo muito utilizada em materiais químicos, minerais, alimentos e farmacêuticos.

Sua grande eficiência econômica gera alto rendimento com baixo consumo de energia. Sua construção é inovadora, alcançando velocidades mais altas e finuras superiores ao ATP, abordado anteriormente. Possui duas saídas do material fino, logo tem baixa perda de carga, garantindo economia de até 25% quando comparada com outros sistemas.

Quando estiver buscando um classificador, entre em contato com nossos engenheiros para analisar detalhadamente o seu material e só então tenha certeza do melhor equipamento para sua indústria.

Hosokawa

Hosokawa

CONVERSE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS