Blog

Home Blog Como a aquisição de equipamentos de qualidade pode ajudar a reduzir custos da sua indústria

Como a aquisição de equipamentos de qualidade pode ajudar a reduzir custos da sua indústria

Para avaliar o desempenho de uma indústria é necessário avaliar diversos indicadores e levar em consideração a particularidade de cada operação, porém, o peso da gestão dos equipamentos é sempre um ponto comum em qualquer segmento industrial.

Existem dois indicadores muito importantes para gestão empresarial os quais são impactados diretamente pelos equipamentos da organização.

O primeiro deles é o CAPEX (Capital Expenditure), tratando-se das despesas de capital como os investimentos em máquinas, equipamentos e imóveis. Já o OPEX (Operational Expenditure) é o gasto operacional, no qual são incluídos os custos relacionados a manutenção, folhas de pagamento e até mesmo contratação de terceiros.

Sendo assim, para ambos, os equipamentos fazem parte do cálculo e podem interferir positivamente ou negativamente no plano orçamentário do negócio. Portanto, avaliar previamente a qualidade dos equipamentos é essencial para a saúde financeira e operacional das indústrias.

Confira a seguir, 3 vantagens de adquirir equipamento de alto nível tecnológico para sua indústria e evitar prejuízos.

1- Diminuição dos custos OPEX

Conforme mencionado anteriormente, os custos OPEX estão relacionados diretamente com manutenções, portanto, ao adquirir equipamentos de alta qualidade a recorrência de falhas e quebras é significativamente reduzida e, consequentemente, os custos de reparo.

Sendo assim, ao diminuir os custos de manutenção, os valores despendidos anteriormente podem ser direcionados para áreas estratégicas, elevando a competitividade da organização no mercado e trazendo maior qualidade para os produtos finais.

 

2- Otimização de tempo com equipe especializada e experiente

Fabricantes que oferecem equipamentos de maior nível tecnológico e alta qualidade contam com técnicos especializados e experientes que podem auxiliar sua indústria a solucionar desafios específicos com muito mais eficiência e agilidade. Isso porque, os profissionais do fabricante conhecem profundamente as funcionalidades e detalhamento do equipamento adquirido.

 

3- Mais tecnologia, menos paradas de produção

Adquirir equipamentos de menor valor agregado, à primeira vista, pode parecer vantajoso. No entanto, esse tipo de equipamento costuma apresentar falhas em um curto período, necessitando de manutenções reparativas com mais frequência. Além dos custos com esse tipo de reparo, corre-se o risco de haver paradas repentinas da produção, as quais são uma das maiores inimigas das indústrias.

Já os equipamentos de alta qualidade contam com tecnologias que mitigam tais riscos e proporcionam uma vida útil amplamente maior para seus componentes. Com eles é possível planejar e programar manutenções preventivas, evitar falhas frequentes e, consequentemente, manter a produção com um ritmo adequado.

 

Conte com a Hosokawa

A Hosokawa é sua melhor parceira para oferecer equipamentos state-of-art quando o assunto é processamento de materiais sólidos. Temos equipamentos inovadores e ideais para o seu desafio, seja ele moagem, classificação de sólidos, secagem, entre outros.

Quer saber mais sobre como podemos contribuir com seus processos? Entre em contato com nossos especialistas e encontre a melhor solução para sua indústria.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS