Blog

Home Blog Consequências da limpeza inadequada dos equipamentos para a sua produção

Consequências da limpeza inadequada dos equipamentos para a sua produção

A limpeza do ambiente de produção é um dos assuntos mais discutidos em indústrias. Os riscos inerentes à limpeza e à manutenção preventiva dos equipamentos e sua conservação, além de outros tópicos estão na pauta de engenheiros e técnicos de manutenção. Tudo isso com objetivos como: obter alta performance, prevenção, bem-estar dos colaboradores e produtividade na produção.

Os procedimentos, acompanhados de um checklist, poderão auxiliar os técnicos sobre a periodicidade de atuação nos equipamentos. Se esses itens forem acompanhados corretamente, os impactos na produção serão minimizados. Sendo assim, conheça alguns dos principais pontos que refletem em resultados negativos quando há limpeza incorreta dos equipamentos:

Deterioração e oxidação dos equipamentos

Toda indústria possui equipamentos que devem ser lubrificados e limpos com produtos específicos, como por exemplo, o álcool isopropílico, um dos produtos adequados e mais utilizados nas indústrias.

Equipamento lento

Equipamentos podem apresentar lentidão caso não sejam limpos corretamente, reduzindo a produtividade e os resultados pré estabelecidos pela empresa, além de gerar atrasos na produção e mal-estar entre os setores envolvidos.

Contaminação

Dependendo do segmento em que a indústria atua, ao ocorrer a contaminação,  a matéria-prima se descaracteriza, alterando a qualidade do produto final. Podemos ter como exemplo a contaminação cruzada, um resultado de procedimentos que não estão sendo seguidos.

Depreciação de produtos/serviços prestados

Pensando em todo o ciclo produtivo e até mesmo em vendas, a longo prazo, a má higienização dos equipamentos poderá afetar a qualidade do produto final, como também o relacionamento com os clientes, uma vez que a necessidade inicial do cliente não será atendida.

Medidas a serem adotadas para evitar a limpeza incorreta dos equipamentos

Como mencionado anteriormente, a manutenção preventiva dos equipamentos é acompanhada de procedimentos como a periodicidade de manutenção e limpeza, verificação do processo do equipamento, funcionamento, entre outros itens importantes para garantir as boas condições de uso.

Implementar práticas de limpeza e higiene em sua produção irá resultar em um ótimo desempenho produtivo e maior vida útil do seu equipamento.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS