Blog

Home Blog Entenda a importância do processo de aglomeração de materiais sólidos

Entenda a importância do processo de aglomeração de materiais sólidos

Saiba como a aglomeração impacta diretamente no resultado final dos produtos e pode ser determinante para melhorar propriedades físicas essenciais como solubilidade e fluidez.

Ao comparar materiais sólidos que não passaram por um processo de aglomeração com materiais que foram submetidos a ele, é possível verificar uma nítida diferença. Isso porque, o processo de aglomeração consiste em aumentar o tamanho das partículas objetivando melhorar suas propriedades físicas, como solubilidade, fluidez, dispersabilidade, aparência, entre outras.

 

Tais propriedades são de extrema importância para uma gama de segmentos industriais, que fazem grande uso desse processo, entre eles o alimentício, na fabricação de achocolatados, babyfood, sopa instantânea; o agroquímico, com pesticidas, fungicidas, herbicidas, e também para aqueles que produzem produtos de limpeza, como o detergente em pó.

 

No caso dos achocolatados, que são misturados com leite ou água, suas partículas precisam se misturar e diluir de forma homogênea, e assim, entregar uma experiência agradável aos consumidores. O mesmo deve acontecer para sopas instantâneas e babyfoods, caso contrário, o resultado será uma mistura que apresenta alto nível de sedimentação e, consequentemente, desperdício e alteração de sabor.

 

Para os pesticidas, a aglomeração é ainda mais primordial, visto que envolve a saúde dos colaboradores, pois, se as partículas não estiverem aglomeradas adequadamente ocorrerá dispersão do pó e, consequentemente, inalação excessiva.

 

O processo de aglomeração é relevante para o detergente em pó porque assegura que o produto se misture com a água de forma adequada, evitando desperdício e elevando seu poder de limpeza, portanto, a aglomeração é um processo chave para proporcionar qualidade e eficiência aos produtos.

 

Vantagens que o processo de aglomeração proporciona

Rápida e homogênea mistura de todos os ingredientes utilizados no produto final

A mistura do produto final ocorre instantaneamente e de maneira homogênea permitindo que ingredientes estejam na mesma proporção, facilitando a sua utilização.

 

Melhor solubilidade

O produto final torna-se interessante ao seu consumidor devido à qualidade e características instantâneas oferecidas.

 

Dispersibilidade

As características de molhabilidade e dispersabilidade dos produtos melhoram significativamente quando as partículas são aglomeradas corretamente, proporcionando mais rapidez na sua utilização.

 

Conte com parceiros de confiança

Diante do exposto, percebemos que a aglomeração realizada de forma correta proporciona vantagens importantes para os produtos dos mais variados segmentos e auxilia na melhora da qualidade e usabilidade dos mesmos.

 

Sendo assim, para obter resultados satisfatórios, vale lembrar a valia de realizar testes prévios, que analisem aspectos relevantes como: propriedades do material, qualidade do produto final, tamanho, formato, umidade, ambiente produtivo, etc. Com isso, é possível definir a melhor solução para o seu cenário e segmento.

 

A Hosokawa, referência mundial em processamento de sólidos, conta com equipamentos state-of-art exclusivos que são escolhidos criteriosamente por especialistas altamente qualificados, visando em primeiro lugar atender as necessidades particulares de cada cliente.

 

Além disso, possui o maior centro de testes da América Latina, possibilitando encontrar a melhor solução para sua indústria com base em dados precisos.

 

Fale agora mesmo com nossos especialistas e encontre a melhor opção para processamento de sólidos.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS