BLOG

Home Blog Entenda a Importância do processo de aglomeração de sólidos

Entenda a Importância do processo de aglomeração de sólidos

Diversos materiais sólidos necessitam de um processo de aglomeração, também chamado de aumento de partículas, para atingir a dimensão e características adequadas, essenciais para desempenhar sua função com qualidade. Isso porque, ao comparar materiais que não passaram por um processo de aglomeração com os que foram submetidos a esta etapa, fica evidente a diferença entre os dois nos quesitos de solubilidade e fluidez.

 

Nos segmentos industriais alimentícios, como por exemplo na fabricação de achocolatados, babyfood, sopa instantânea, entre outros, essas características influenciam diretamente na qualidade do produto final, já que o pó precisa se misturar com água ou leite para ser consumido. Caso o material não se dissolva corretamente e não se misture homogeneamente, o produto perderá valor na percepção do cliente.

 

Outro exemplo de segmento industrial que necessita dessa qualidade é o agroquímico, na fabricação de pesticidas, fungicidas, herbicidas, entre outros. Esses produtos precisam atingir granulometria extremamente baixa, para evitar o entupimento dos bicos dos vaporizadores, além de ser capaz de aderir ao solo e plantas para desempenhar sua função com eficiência.

 

Portanto, o processo de aglomeração se faz necessário e indispensável para que os materiais sólidos atinjam alta excelência no produto final. A seguir, indicamos as 3 principais vantagens, bem como sua importância, ao realizar essa etapa:

 

Mistura rápida e homogênea de todos os ingredientes utilizados no produto final

Alguns produtos, como achocolatado e babyfood , contém mais ingredientes em sua composição. Para garantir que todos os componentes se misturem rapidamente e formem uma solução homogênea, o processo de aglomeração é essencial, uma vez que permite que os ingredientes estejam na mesma proporção, facilitando a sua utilização.

 

Alta solubilidade

A solubilidade garante que produtos, como a gelatina, obtenham uma consistência homogênea e não “empelote ” ao misturar com água. O mesmo vale para achocolatados, que ao serem aglomerados da maneira correta adquirem a molhabilidade adequada, mantendo sua consistência, cor e sabor ao serem diluídos com o leite.

Já para os defensivos agrícolas, a aglomeração é extremamente importante para evitar a dispersão do pó e contaminação dos colaboradores que fazem seu manuseio.

 

Dispersabilidade

Materiais sólidos ao serem aglomerados com produtos mais solúveis, elevam suas características de molhabilidade e dispersabilidade, proporcionando mais rapidez na sua utilização e aperfeiçoando suas características instantâneas. Pensando na qualidade do produto final, este é um fator decisivo.

 

A importância de escolher equipamentos de alto nível

Para que o processo de aglomeração seja eficaz, os equipamentos utilizados devem ser de alto nível. Isso porque, para atingir as dimensões desejadas e características adequadas, o manuseio e controle das condições dos materiais necessitam ser realizados rigorosamente.

 

A Hosokawa conta com os melhores   equipamentos e equipe especializada para entregar a qualidade demandada e especificações que atenderão suas necessidades.

 

Fale agora mesmo com nossos especialistas e encontre a melhor solução para sua indústria.

 

 

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS