Blog

Home Blog Micronização de produtos farmacêuticos - garanta o melhor equipamento

Micronização de produtos farmacêuticos - garanta o melhor equipamento

O setor farmacêutico possui normas rígidas e exige diversos métodos e protocolos que as indústrias precisam seguir durante seu processo de produção, visando desde evitar contaminação até determinar a quantidade exata de uma substância a ser aplicada em um medicamento.

Fundamental para os produtos fabricados nesse setor, o processo de micronização é muito aplicado para otimizar a biodisponibilidade dos remédios, melhorando a palatabilidade dos compostos, assim como gerando partículas ultrafinas que ajudam na absorção dos remédios pela pele e garantindo sua entrega aos pulmões.

Com tanta responsabilidade, é essencial contar com equipamentos de qualidade e grande confiabilidade para processar seu material de maneira exata, obtendo maior controle sob o mesmo. Para escolher o equipamento de micronização que melhor atenda à sua demanda, listamos alguns pontos a serem analisados:

Os componentes utilizados normalmente são tóxicos, com perigo de contaminação. Além disso, é imprescindível que não exista contaminação cruzada, ou seja, o processo de produção precisa se atentar a normas de limpeza para que um sólido não contamine o outro. Dessa forma, é necessário evitar tanto a exposição dos colaboradores às matérias manuseadas quanto garantir que o equipamento funcione com plena eficiência, cumprindo normas de segurança e higienização.

Quando o trabalho é realizado manualmente, fica passível de falhas e exposição. Atualmente, os equipamentos mais modernos já contam com funções que auxiliam na higiene, facilitando o trabalho dos colaboradores, ampliando a qualidade dessa etapa e atendendo às normas rígidas dos órgãos regulamentadores, como CIP/SIP.

A eficiência do design também é outro item que entrega mais confiabilidade no material processado, além de reduzir o desperdício de produto. A escala e velocidade de produção, adequadas à demanda, entregam uma redução do custo geral por unidade. Esses pontos acabam gerando uma grande vantagem econômica com reflexos expressivos.

Devido aos diversos testes em escala industrial já desenvolvidos e aos avanços da tecnologia, a micronização se torna aplicável a diferentes frentes, sendo possível encontrar um equipamento que se enquadre no que sua indústria necessita.

Hosokawa

Hosokawa