Blog

Home Blog Moinho a jato espiral: evite a contaminação do seu produto final

Moinho a jato espiral: evite a contaminação do seu produto final

Boa parte das indústrias química e farmacêutica do mundo todo contam com a micronização como etapa de processamento de sólidos em sua produção. Com ela, é possível obter um material tão fino que permite a alteração das características do produto. Esse tipo de processamento é refinado, muito utilizado na produção de remédios devido à necessidade de precisão em sua composição.

Uma das grandes preocupações de quem precisa realizar a micronização de matérias-primas é a contaminação cruzada, caracterizada pela transferência de microrganismos de um material para o outro, direta ou indiretamente.

Essa contaminação ocorre por conta de algumas falhas possíveis como, por exemplo, a lubrificação manual, ou seja, durante o processo de manuseio do lubrificante no equipamento; a possibilidade de armazenamento inadequado do lubrificante; o desgaste de componentes do sistema como cilindros, rolamentos, válvulas, bombas, filtros, engrenagens, entre outros; e falhas do próprio lubrificante durante o processamento dos sólidos. Principalmente nas indústrias químicas e farmacêuticas, essa contaminação afeta diretamente o produto final.

Para evitar que isso ocorra, os equipamentos onde o material será micronizado precisam ser herméticos. Aqui, os moinhos de jatos espirais entram como uma boa opção para evitar contaminações de basicamente qualquer gênero.

O grande diferencial desse tipo de equipamento é que ele não possui componentes mecânicos rotativos para realizar a micronização, por isso, não são necessários rolamentos e retentores e, consequentemente, nenhum tipo de lubrificação. Dessa forma, é possível obter produtos finais com uma faixa de finura de 5 a 30 µm.


Como o moinho de jato espiral funciona?

 

O tamanho das partículas é um fator crítico que afeta a eficiência geral, a qualidade e as capacidades do produto final. Com a tecnologia deste moinho, a redução de tamanho é obtida através de colisões entre as partículas da substância, aceleradas por correntes de jato de alta velocidade, e com a eliminação dos movimentos mecânicos para a moagem dos sólidos, a pureza das matérias-primas processadas permanece com praticamente nenhum comprometimento.

As principais vantagens desse tipo de processamento de sólidos são:

  • Fácil limpeza e esterilização;
  • Sem partes móveis, evitando a contaminação por lubrificantes e desgaste mecânico;
  • Sem geração de calor;
  • Temperatura constante, o que não altera o princípio ativo das substâncias reduzidas;
  • Material com boa propriedade de fluidez;
  • Finura ajustável de acordo com o produto, o ângulo dos bocais e a quantidade de material no moinho.

 

Minha indústria precisa realizar testes com este tipo de moinho a jato espiral?

 

Como os resultados do processamento de sólidos não são iguais para todos os materiais, é importante a realização de testes para garantir a performance desejada do produto e do equipamento.

Como vimos, os lubrificantes podem causar contaminação em processos de micronização de diversas formas e o moinho de jato espiral surge como uma opção  viável para realizar o processamento do material com eficiência, sem perder a qualidade nem danificar nenhum ponto do sistema, evitando que a produtividade e a rentabilidade de sua empresa sejam afetados já no curto prazo.

Hosokawa

Hosokawa

New call-to-action