Blog

Home Blog Moinho Sugarplex: A solução completa para moagem de açúcar

Moinho Sugarplex: A solução completa para moagem de açúcar

Considerado um processo simples e, muitas vezes, realizado por equipamentos inadequados, a moagem de açúcar é uma etapa importante para diversos segmentos industriais. Todavia, a utilização de equipamentos apropriados e tecnológicos é de extrema importância e gera um valor agregado ao produto e diferenciação de mercado, compensando o investimento. 

Pensando especificamente nas aplicabilidades do produto, a Hosokawa Alpine desenvolveu o Sugarplex, um moinho projetado especialmente para atender indústrias que processam açúcar, desejam um produto de qualidade e prezam pela eficiência e segurança na sua planta.

Baseado no comprovado princípio de moagem dos moinhos de impacto fino Alpine UPZ, este equipamento segue todas as normas e requerimentos da indústria açucareira, os regulamentos fundamentais de saúde e segurança incluídos no “EU Machinery Directive 98/37 EC Annex II A”, normas de prevenção de acidentes e segurança vigentes no país, assim como os padrões relevantes e recomendados pela EC e os padrões aplicados da norma alemã DIN. Considerando a característica explosiva do açúcar, o equipamento atende as normas ATEX, operando na zona 20 (interno) e 22 (externo), à prova de pressão de 10 bar.

Se adequando à necessidade do cliente, levando em conta seu processo e sua planta fabril, o Sugarplex possui projeto compacto. Por não necessitar de filtros, ventiladores ou equipamentos de refrigeração adicionais, ele ocupa um espaço menor e tem custos de limpeza e manutenção menores, assim como baixo consumo de energia. Todos esses fatos resultam em um investimento de capital mais baixo, com maior retorno sobre o valor investido.

Com grande aplicabilidade na indústria alimentícia, esse moinho gera partículas finas de açúcar e é muito utilizado em: 

  • Bebidas instantâneas (ex: chá, cappucino);
  • Confeitaria (ex: barras de cereais, sorvete, chocolate, biscoitos, bombom);
  • Produtos com elevada fluidez;
  • Temperatura na faixa de 30° e 60°. 

O Sugarplex possui finura de moagem ajustável por meio da velocidade e limpeza fácil e prática. Além de um selo especial que garante que o lubrificante não alcance a zona de moagem e evita que a água de limpeza ou o açúcar atinjam o motor. Esse equipamento é reconhecido no mercado como a melhor escolha para moagem de açúcar, garantindo o melhor resultado em eficiência, produto final, confiabilidade e tecnologia.

Texto de Fernando Canton, Especialista de Aplicações Dynamic Air Ltda.

Hosokawa

Hosokawa

Teste seu produto em nossa Planta-Piloto.  Entre em contato!