Blog

Home Blog O tamanho das partículas e seu impacto para os diferentes setores industriais

O tamanho das partículas e seu impacto para os diferentes setores industriais

Entenda como o tamanho das partículas dos materiais afetam a qualidade do produto final, a escolha dos equipamentos e os custos de produção.

O processamento de sólidos secos envolve diversas etapas complexas e por não ser uma tarefa fácil exige máximo conhecimento dos profissionais envolvidos, além de equipamentos de qualidade.

 

Existe uma vasta variedade de materiais sólidos secos que são utilizados na fabricação de produtos finais; dependendo da finalidade, a atenção voltada ao tamanho ideal das partículas necessita ser redobrada.

 

Isso porque em algumas situações o tamanho incorreto pode ser a causa principal da ineficiência do produto e, consequentemente, de grandes prejuízos para todos os envolvidos na cadeia produtiva; e para que um cenário desfavorável não ocorra, é importante lembrar que nem sempre um único equipamento será suficiente para chegar nas especificações esperadas.

 

Portanto, uma análise criteriosa deve ser realizada para encontrar os tipos e quantidades de equipamentos adequados para o processo.

 

O tamanho da partícula e sua relação com a qualidade do produto final

O tamanho da partícula afeta a performance dos produtos, tanto positivamente quanto negativamente. Por exemplo, na fabricação de defensivos agrícolas, caso o pó não seja fino o suficiente para ser pulverizado nas plantações, corre-se o risco de acontecer o entupimento dos bicos e, consequentemente, a plantação não ser protegida. Assim, o produtor perderá sua safra em decorrência da ação de pragas e o seu produto será desperdiçado.

Com o tamanho certo, as partículas são capazes de passar pelos pulverizadores e aderir uniformemente no solo, cumprindo o seu objetivo com eficiência.

 

Na indústria alimentícia, não é diferente. Achocolatados e temperos em pó são misturados com outros ingredientes, como leite ou água, a dimensão da partícula interfere diretamente na capacidade de aderência, solubilidade, homogeneidade e aparência.

 

Caso o tamanho esteja inadequado, o pó não será diluído com facilidade e tão pouco misturado uniformemente, perdendo sua qualidade e aceitação no mercado. No cenário oposto, os ingredientes serão facilmente misturados.

 

O tamanho da partícula e sua relação com a escolha dos equipamentos

 

Conforme citado no início do conteúdo, em alguns casos, os materiais não atingem sua granulometria ideal com a utilização de apenas um equipamento, necessitando a avaliação de quantos e quais serão ideais.

 

Alguns grânulos possuem uma incidência maior de sedimentação, tornando o processo um pouco mais complexo. Nessa situação, equipamentos específicos são capazes de separar as partículas mais finas das mais grossas de forma otimizada, até alcançar as dimensões desejadas. Portanto, o tamanho também interfere na escolha dos equipamentos e no tempo do processo.

 

O tamanho da partícula e sua relação com os custos de produção

 

Diante do exposto, qualquer inadequação do tamanho da partícula causará desperdício de matéria prima, gastos extras com energia, aquisição de novos equipamentos para reparação das dimensões e custo de mão de obra para refazer o projeto.

 

Sendo, é de crucial importância escolher parceiros confiáveis e experientes para auxiliar sua indústria no momento de processar materiais sólidos secos para atingir as dimensões perfeitas e proporcionar um produto de qualidade para o mercado.

 

A Hosokawa é referência mundial em processamento de sólidos secos e conta com equipamentos state-of-art capazes de atender as necessidades de diversos segmentos industriais e entregar dimensões perfeitas para os materiais.

 

A variedade de tecnologias oferecidas, como redução de tamanho, classificação, secagem, mistura, aglomeração e densificação, análise de laboratório, entre outras, permite que materiais de baixa a alta complexidade sejam reduzidos a partículas extremamente finas.

 

Além disso, disponibiliza o maior centro de testes da américa latina, que oferece resultados precisos e rápidos, garantindo maior confiabilidade para os produtos.

 

Fale agora mesmo com nossos especialistas e encontre soluções personalizadas.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS