Blog

Home Blog Por que adquirir equipamentos de uma empresa líder global para micronização de produtos farmacêuticos

Por que adquirir equipamentos de uma empresa líder global para micronização de produtos farmacêuticos

O segmento farmacêutico da indústria exige uma série de métodos e protocolos durante seu processo de produção, que vão desde o rigor para evitar contaminação até a quantidade exata de determinadas substâncias em um comprimido, por exemplo.

Um dos processos essenciais para o desenvolvimento de produtos nessa indústria é a micronização. Ela é utilizada rotineiramente em muitas aplicações, em formas sólidas e na dosagem, para melhorar a biodisponibilidade dos medicamentos.

Esse tipo de processamento de sólidos também ajuda a otimizar as propriedades de palatabilidade de um composto, a gerar partículas finas o suficiente para serem entregues adequadamente aos pulmões e a garantir a absorção de um medicamento através da pele.

Por isso, é imprescindível buscar equipamentos de qualidade e confiáveis para processar seu material de maneira exata, garantindo e controlando o tamanho da partícula. Neste artigo, vamos falar dos principais tipos e características a serem observadas na hora de escolher o equipamento de micronização da sua indústria.

Quais as principais dificuldades no processamento de materiais farmacêuticos?

Boa parte das indústrias e laboratórios farmacêuticos encontra dificuldades no controle da exposição dos colaboradores aos compostos e matérias-primas utilizadas na fabricação dos medicamentos. Os componentes usados nessa indústria geralmente são tóxicos, ou seja, o perigo de contaminação é grande.


A limpeza também é outro desafio no processamento de materiais farmacêuticos e é igualmente importante para reduzir riscos de contaminação cruzada. Uma variedade de sólidos processados em um mesmo equipamento pode exigir a lavagem contínua de parafusos, pinos e outros itens do equipamento.


Ter o equipamento funcionando com plena eficiência, cumprir normas e garantir a limpeza são pontos que elevam a qualidade do produto final.

Vantagens em adquirir equipamentos de empresa líder global para micronização de produtos farmacêuticos

Mais higiene, menos risco de contaminação

Usar esponjas e panos, por exemplo, pode aumentar o risco de contaminação, já que o trabalho manual é passível de falhas humanas. Os equipamentos mais modernos, de empresas líderes globais em processamento de sólidos, como a micronização, já possuem funções que auxiliam na higiene, o que facilita e otimiza o trabalho dos colaboradores, além de ampliar a confiança e a qualidade nessa etapa da produção da sua fábrica.  

Design avançado: maior confiança e menor desperdício

Além disso, esses equipamentos dispõem de tamanha eficiência em seu design que conseguem imprimir maior confiabilidade no material processado e até reduzir o desperdício de matéria-prima.

Programa de prevenção

Ao comprar equipamentos de uma empresa com know how em micronização, sua indústria conta ainda com suporte e manutenção, tendo à disposição:

  • - Suporte por telefone;

  • - Visitas técnicas programadas;

  • - Manutenção e inspeção regulares;

  • - Treinamento conceitual do sistema.

Processamento em grande escala e velocidade

O processamento de sólidos em grandes quantidades deve ser feito em equipamentos que realizam o processo em escala e velocidade compatíveis com às necessidades. O resultado esperado é um maior volume de vendas e redução do custo geral de produção por unidades.

Diversidade de testes em escala industrial

A qualidade da performance dos equipamentos está muito ligada com a diversidade de testes em escala industrial realizados antes da aquisição. Isso porque, com os testes, é possível avaliar qual o melhor equipamento para atingir a máxima qualidade da sua produção.

Respeito às normas de regulamentação

Outro ponto essencial desses equipamentos mais modernos de parceiros globais é que os componentes atendem a normas bastante rígidas e específicas dos principais órgãos que regulamentam a indústria farmacêutica, como CIP/SIP. Trata-se de um ponto relevante para esse segmento, já que as empresas do ramo farmacêutico possuem um alto grau de fiscalização e responsabilidade na produção dos medicamentos.

Diversidade de aplicação

A indústria farmacêutica depende da micronização e de outras tecnologias de redução, por isso têm uma importância enorme nesse campo. E devido aos avanços da micronização, o conceito de redução de tamanho se torna mais amplo e tem aplicação em diferentes frentes,  como manufatura farmacêutica de formas novas e convencionais, administração de medicamentos, entre outros.


Em resumo, é indispensável buscar a aquisição de equipamentos com uma empresa parceira que seja referência global. Só assim, você terá segurança de que a sua produção está trabalhando com o que há de mais inovador, confiável e de alta performance.

Hosokawa

Hosokawa

New call-to-action