Blog

Home Blog Processo de aglomeração de sólidos: obtenha mais fluidez e solubilidade

Processo de aglomeração de sólidos: obtenha mais fluidez e solubilidade

Também conhecido como aumento do tamanho de partícula, o processo de aglomeração de sólidos está presente em diversos setores da indústria e possui grande importância no resultado final de um produto. Composta por etapas qualificadas e preordenadas, a aglomeração de sólidos permite maior fluidez e solubilidade, dentre diversos benefícios vistos no produto final.

Ao comparar um produto que passou pelo processo de aglomeração com outro que não passou, é possível observar diferenças importantes em suas características físicas e imediatas, como densidade e aparência. Isso ocorre se houver um excelente controle do processo, permitindo a aglomeração do produto desejado.

Alguns segmentos fazem grande uso desse processo, entre eles o alimentício, na fabricação de achocolatados, babyfood, sopa instantânea e o agroquímico, com pesticidas, fungicidas, herbicidas, entre outros.


Características do produto final após o processo de aglomeração


Rápida e homogênea mistura de todos os ingredientes utilizados no produto final

O produto final mistura-se instantaneamente e de maneira homogênea ao passar pelo processo de aglomeração ou densificação de sólidos. Todos os ingredientes estarão na mesma proporção, facilitando a sua utilização.


Melhor solubilidade

O produto final torna-se interessante ao seu consumidor devido à qualidade e características instantâneas oferecidas. Um exemplo disso é um achocolatado em pó que, aglomerado da forma correta, tem uma excelente molhabilidade se dissolvendo perfeitamente com o leite ou água, mantendo a cor e o seu sabor. Já no setor agrícola, temos como exemplo os defensivos, que precisam estar aglomerados para evitar que no manuseio tenha dispersão do pó e o colaborador inale o produto químico, além de um melhor aproveitamento na aplicação.


Dispersibilidade

Quando aglomerados com produtos mais solúveis, as características de molhabilidade e dispersabilidade melhoram, trazendo mais rapidez na sua utilização e melhora nas características instantâneas. Pensando em qualidade de utilização do produto final, este é um fator importante e decisivo.


Definindo o equipamento mais adequado

Antes de optar pela solução de aglomeração, sua indústria precisa considerar aspectos relevantes como: propriedades do material, qualidade do produto final, tamanho, formato, umidade, ambiente produtivo, etc. Com isso, é possível definir a melhor solução para o seu cenário e segmento. Além disso, testes são importantes para obter respostas mais assertivas e entender se o equipamento é o ideal para atender a sua demanda.

Entendemos que a aglomeração de sólidos, feita com equipamentos e processos adequados, ajuda o produto final a atingir a qualidade desejada e, como consequência é melhor utilizado e desejado pelos consumidores. Este importante processo não pode ser feito sem o apoio de especialistas no assunto, direcionando as etapas para atingir os melhores resultados.

Hosokawa

Hosokawa