Blog

Home Blog Secagem de materiais sólidos: Importância e tecnologias para o processo

Secagem de materiais sólidos: Importância e tecnologias para o processo

Com o intuito de reduzir ou eliminar qualquer líquido volátil das partículas sólidas, a secagem por meio da evaporação é uma das operações mais utilizadas industrialmente em diversos segmentos como agrícola, químico, alimentício, farmacêutico, mineração, entre outros. Essa etapa pode oferecer aos produtos maior vida útil, bem como facilitar a logística e comercialização.

Por meio desse processo, o material perde volume de massa ao passo que a água ou outros líquidos são eliminados com a fonte de calor aplicada em sua superfície, tornando a solução úmida em um sólido seco. É de extrema importância que a secagem seja realizada de maneira adequada, uma vez que se for inapropriada, tende a causar alterações indesejáveis de cor, sabor e também nas propriedades físicas dos materiais.

A secagem promove diversos benefícios para as indústrias, dentre eles, podemos destacar a preservação dos alimentos, redução de custos de armazenamento e transporte e estabilidade dos componentes enzimáticos. Existem alguns tipos de processo de secagem, os quais devem ser pensados para satisfazer a necessidade específica da empresa. Sendo assim, o uso de tecnologia de alto nível é fator crucial para o sucesso da operação e obtenção de produtos finais de altíssima qualidade.

Neste artigo vamos entender a secagem por liofilização e a vácuo, e quais são as tecnologias que a Hosokawa oferece para esses processos.

Active Freeze Dryer® - Secagem por liofilização (congelamento)

Essa modalidade de secagem é muito utilizada para materiais orgânicos e alimentos há muitas décadas, entretanto, carrega alguns inconvenientes como lentidão e dificuldade para manuseio.

O Active Freeze Dryer surge como um grande avanço tecnológico para sanar esses problemas, uma vez que oferece eficiência, manipulação mínima e produto final de qualidade. Ele garante o processamento de uma ampla gama de materiais em uma etapa de processamento contínuo, onde o produto final estará disponível diretamente no sistema do coletor.

Além de mais rápido que o processo tradicional de secagem por congelamento à bandeja, é de fácil manuseio por ser compacto e ainda permite que o tamanho da partícula do produto final seja extremamente fina e uniforme.

As aplicações mais comuns para esta tecnologia são:

Antibióticos;

Proteínas;

Colágenos,

APIs;

Eletrólitos.

 

Secador cônico a vácuo Nauta®

Esse equipamento é ideal para produtos sensíveis ao calor, tóxicos, explosivos e que contenham solventes, como pós, grânulos, pastas e lamas viscosas.

É ideal para movimentar produtos que tendem a ficar pesados e pegajosos durante a secagem, podendo ser utilizados para operações a vácuo, como por exemplo: reação, cristalização, aquecimento, arrefecimento, esterilização, separação líquido/sólido e desaeração.

Pode ser equipado com um condensador e reservatório para a recuperação de solventes, camisa que pode ser aquecida através de vapor, óleo quente e água, além de um revestimento que viabiliza distribuição rápida de calor para o produto, promovendo uma secagem eficiente e homogênea.

Sendo assim, a combinação de vários processos em um vaso garante significativa redução nos custos de investimento, trabalho e espaço.

O secador cônico Hosokawa possui como principais características:

  • Secagem eficiente de pós, pastas pesadas e líquidos viscosos;
  • Volumes do vaso de 5 a 22.000 litros;
  • Sem segregação e degradação do produto;
  • Plena conformidade com as normas internacionais (FDA, cGMP, EHEDG);
  • Soluções de limpeza automatizados com o nosso filtro CIP patenteado e skids CIP;
  • Processamento estéril (SIP);
  • Roscas agitadoras intercambiáveis para secadores maiores que 20.000 litros.

 

Agora que já conhece algumas de nossas tecnologias para o processo de secagem de sólidos, conte com a Hosokawa para encontrar a melhor solução para sua indústria.

 

Hosokawa

Hosokawa