Blog

Home Blog Testes em planta-piloto: conheça em detalhes seu material e necessidades

Testes em planta-piloto: conheça em detalhes seu material e necessidades

Antes de fazer uma mudança na escala da sua produção, é indicado realizar testes de produto e processo em uma planta-piloto, como parte de um estágio importante antes do seu investimento.

Uma planta-piloto é desenvolvida com o objetivo de identificar partes críticas do processo industrial, de modo que as instruções corretas possam ser fornecidas à equipe de manufatura.

A ideia nesta etapa de testes é entender as soluções na hora de expandir a capacidade produtiva de uma planta industrial ou desenvolver um novo produto, além de conhecer previamente as características do material a ser processado.

Em outras palavras, o objetivo da planta-piloto é testar os materiais em menor escala industrial, utilizando os processos necessários para determinar o comportamento do produto.


1. Qual a importância dos testes para sua fábrica?

Esses testes têm uma importância significativa, seja para uma indústria nova que está para começar uma operação, seja para uma que está estudando uma ampliação de produção.

Com pequenas quantidades do produto feitas para avaliações sensoriais, químicas, testes de mercado limitados, estudos de estabilidade, armazenamento, entre outros, é possível entender os valores para se chegar a uma pré-determinada quantidade do produto com a mesma qualidade de sempre.


2. Qual a importância de conhecer o comportamento e características do seu material?

Conhecer o comportamento e as características específicas de cada material utilizado na produção industrial é um ponto essencial para garantir o dimensionamento e a performance do equipamento a ser adquirido, juntamente com o material que está sendo testado.

3. Testes em planta-piloto são realmente necessários?

A resposta direta é: sim, eles são necessários. Isso porque o comportamento dos sólidos nas diversas etapas e equipamentos pelos quais eles passam dentro de uma operação industrial é incerto mesmo com uma fórmula previamente criada e os resultados acabam sendo insatisfatórios.

Os testes são necessários para obter um conjunto mínimo de regras e diretrizes de operação para garantir resultados de qualidade.


4. Realize testes em nossa planta-piloto

Está pensando em realizar testes em uma planta-piloto para determinar suas necessidades com total precisão? Fique tranquilo: temos a maior e mais moderna planta-piloto da América Latina para testes em escala industrial e laboratório de análises, como:


  1. Transporte pneumático  
  2. Mistura  
  3. Secagem  
  4. Dosagem  
  5. Moagem  
  6. Micronização  
  7. Classificação  
  8. Homogeneização
  9. Análise granulométrica com equipamentos de última geração
  10. Determinação e classificação da fluidez do produto através do método Carr

Contamos com mais de 800m² de área com mais de 30 equipamentos para testes.

Em suma, testar o seu produto em planta-piloto é, sem dúvida, uma grande vantagem competitiva para as indústrias que atuam em mercados nos quais a inovação é valorizada e faz parte do ponto central dos negócios.

Hosokawa

Hosokawa