Blog

Home Blog Três maneiras de economizar custos com manutenção de equipamentos

Três maneiras de economizar custos com manutenção de equipamentos

Entenda 3 conceitos que otimizam a gestão de custos de equipamentos de uma indústria e geram economia.

Para executar suas atividades e desenvolver seus produtos, as indústrias de todos os segmentos utilizam equipamentos para viabilizar suas operações, representando uma grande parcela de custos para as fábricas.

 

Sabemos que qualquer máquina de produção necessita eventualmente de reparos e está sujeita a falhas repentinas, ou até mesmo a encerrar sua vida útil antes do previsto. Entretanto, a gestão de equipamentos vai além da visão de custos, ela está intimamente ligada com o retorno de investimentos, que se traduz na qualidade final do produto e competitividade do negócio.

 

Diante disso, manter uma indústria operando com eficiência e elevada produtividade é uma tarefa extremamente árdua, exigindo análises bastante específicas. Isso significa que a gestão precisa trabalhar a operação nos mínimos detalhes.

 

Pensando na necessidade de avaliar com muita cautela a aquisição específica para o processamento de sólidos, apresentaremos 3 conceitos para otimizar custos com a manutenção, processo essencial e inevitável da operação industrial, mas que pode ser otimizado a partir da aquisição de equipamentos com alta qualidade.

 

1 - Investir em equipamentos de qualidade para economizar com manutenção

Ao considerar apenas o preço na aquisição de novos equipamentos, sem considerar a qualidade, corre-se o risco de, no futuro, o valor total em reparos exceder ao planejado. Isso porque os equipamentos mais baratos, em sua grande maioria, tendem a dar mais problemas, consequentemente, exigem mais manutenção. Por isso, vale ressaltar que a análise de custo-benefício a longo prazo deve ser considerada em primeiro lugar.

 

2 - Evitar a recorrência de manutenções contando com a excelência de equipe especializada

Outro aspecto relevante é em relação às vantagens que o fabricante pode proporcionar à sua operação. É imprescindível analisar o nível de suporte técnico oferecido, a qualidade do atendimento e o grau de especialização da equipe.

Isso porque, mesmo que a equipe de manutenção da sua indústria possua técnicos e engenheiros de alto nível, os profissionais do fabricante contam com experiência específica nas funcionalidades e detalhamento do equipamento adquirido.

 

3 - Diminuir os gastos com despesas operacionais (OPEX)

Reduzir custos operacionais faz parte da missão do gestor de projetos. Ao realizar manutenção preventiva dos equipamentos, escolher marcas confiáveis de alta qualidade e contar com um suporte técnico de excelência, é factível reduzir os custos de OPEX.

Isso porque, os gastos com reparação, repetidas vezes, podem exceder ao valor da escolha de adquirir equipamentos de qualidade, que tendem a apresentar menos inconvenientes.

Sendo assim, ao reduzir custos de manutenção, os investimentos poderão ser redirecionados para áreas estratégicas, elevando a competitividade no mercado, uma vez que equipamentos de qualidade proporcionam excelência no produto final.

 

Conte com a Hosokawa para reduzir suas despesas de manutenção.

A Hosokawa é referência mundial em sistemas de processamento de materiais para diversas aplicações, contando com equipamentos de última geração e equipe altamente especializada. Ao escolher a Hosokawa como parceira, poderá colher todos os benefícios citados, que são pré-requisitos para reduzir seus custos de manutenção.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS