Hosokawa Blog

Por que adquirir equipamentos de uma empresa líder global para micronização de produtos farmacêuticos

Escrito por Hosokawa | 04/12/2018 12:00:00

O segmento farmacêutico da indústria exige uma série de métodos e protocolos durante seu processo de produção, que vão desde o rigor para evitar contaminação até a quantidade exata de determinadas substâncias em um comprimido, por exemplo.

Um dos processos essenciais para o desenvolvimento de produtos nessa indústria é a micronização. Ela é utilizada rotineiramente em muitas aplicações, em formas sólidas e na dosagem, para melhorar a biodisponibilidade dos medicamentos.

Esse tipo de processamento de sólidos também ajuda a otimizar as propriedades de palatabilidade de um composto, a gerar partículas finas o suficiente para serem entregues adequadamente aos pulmões e a garantir a absorção de um medicamento através da pele.

Por isso, é imprescindível buscar equipamentos de qualidade e confiáveis para processar seu material de maneira exata, garantindo e controlando o tamanho da partícula. Neste artigo, vamos falar dos principais tipos e características a serem observadas na hora de escolher o equipamento de micronização da sua indústria.

Quais as principais dificuldades no processamento de materiais farmacêuticos?

Boa parte das indústrias e laboratórios farmacêuticos encontra dificuldades no controle da exposição dos colaboradores aos compostos e matérias-primas utilizadas na fabricação dos medicamentos. Os componentes usados nessa indústria geralmente são tóxicos, ou seja, o perigo de contaminação é grande.


A limpeza também é outro desafio no processamento de materiais farmacêuticos e é igualmente importante para reduzir riscos de contaminação cruzada. Uma variedade de sólidos processados em um mesmo equipamento pode exigir a lavagem contínua de parafusos, pinos e outros itens do equipamento.


Ter o equipamento funcionando com plena eficiência, cumprir normas e garantir a limpeza são pontos que elevam a qualidade do produto final.

Vantagens em adquirir equipamentos de empresa líder global para micronização de produtos farmacêuticos

Mais higiene, menos risco de contaminação

Usar esponjas e panos, por exemplo, pode aumentar o risco de contaminação, já que o trabalho manual é passível de falhas humanas. Os equipamentos mais modernos, de empresas líderes globais em processamento de sólidos, como a micronização, já possuem funções que auxiliam na higiene, o que facilita e otimiza o trabalho dos colaboradores, além de ampliar a confiança e a qualidade nessa etapa da produção da sua fábrica.  

Design avançado: maior confiança e menor desperdício

Além disso, esses equipamentos dispõem de tamanha eficiência em seu design que conseguem imprimir maior confiabilidade no material processado e até reduzir o desperdício de matéria-prima.

Programa de prevenção

Ao comprar equipamentos de uma empresa com know how em micronização, sua indústria conta ainda com suporte e manutenção, tendo à disposição:

  • - Suporte por telefone;

  • - Visitas técnicas programadas;

  • - Manutenção e inspeção regulares;

  • - Treinamento conceitual do sistema.

Processamento em grande escala e velocidade

O processamento de sólidos em grandes quantidades deve ser feito em equipamentos que realizam o processo em escala e velocidade compatíveis com às necessidades. O resultado esperado é um maior volume de vendas e redução do custo geral de produção por unidades.

Diversidade de testes em escala industrial

A qualidade da performance dos equipamentos está muito ligada com a diversidade de testes em escala industrial realizados antes da aquisição. Isso porque, com os testes, é possível avaliar qual o melhor equipamento para atingir a máxima qualidade da sua produção.

Respeito às normas de regulamentação

Outro ponto essencial desses equipamentos mais modernos de parceiros globais é que os componentes atendem a normas bastante rígidas e específicas dos principais órgãos que regulamentam a indústria farmacêutica, como CIP/SIP. Trata-se de um ponto relevante para esse segmento, já que as empresas do ramo farmacêutico possuem um alto grau de fiscalização e responsabilidade na produção dos medicamentos.

Diversidade de aplicação

A indústria farmacêutica depende da micronização e de outras tecnologias de redução, por isso têm uma importância enorme nesse campo. E devido aos avanços da micronização, o conceito de redução de tamanho se torna mais amplo e tem aplicação em diferentes frentes,  como manufatura farmacêutica de formas novas e convencionais, administração de medicamentos, entre outros.


Em resumo, é indispensável buscar a aquisição de equipamentos com uma empresa parceira que seja referência global. Só assim, você terá segurança de que a sua produção está trabalhando com o que há de mais inovador, confiável e de alta performance.