Blog

Home Blog Principais riscos no processo de moagem industrial e como evitá-los

Principais riscos no processo de moagem industrial e como evitá-los

Falar sobre o processamento de sólidos sem falar sobre a etapa de moagem industrial é uma tarefa quase impossível. Essencialmente, a moagem é a redução de tamanho de um determinado sólido ou composto pela aplicação de forças, como compressão, impacto, atrito ou corte. As diversas combinações dessas forças dão origem a diferentes tipos de moagem com variados produtos como resultado final.

No entanto, a moagem não é a única etapa presente no processamento de sólidos. Além dela, os produtos podem passar por outros processos industriais se necessário.

Indústrias que trabalham com matérias-primas no estado sólido, como Alimentícia, Farmacêutica, Química, de Minérios e Metais, entre outras, fazem uso da moagem a fim de atingir certas especificações granulométricas e que tenha como resultado produtos específicos, já existentes ou novos no mercado.

Dependendo da indústria e do material final que se deseja obter, esse tipo de processamento industrial pode ser responsável pela geração de poeiras explosivas, que, por definição, são materiais sólidos extremamente finos.

Essa poeira apresenta alta capacidade inflamável e explosiva quando entra em contato com o ar. Isto é, quanto mais fina e quanto maior sua capacidade de suspensão mais explosiva será.

Na indústria Química, por exemplo, a moagem está também presente nos sistemas de processamento de defensivos agrícolas, atendendo as especificações altamente exigentes do mercado. Parte desses produtos leva fertilizantes em sua fórmula, e fertilizantes podem ser explosivos. É o caso do nitrato de amônio (NH4NO3). Quando submetida a temperaturas a partir de 210°C, a substância se decompõe e acaba se tornando explosiva se a temperatura ultrapassar os 290°C.


O que é e como se prevenir contra o Triângulo do Fogo?

O chamado Triângulo do Fogo é o parâmetro amplamente utilizado para análise de incêndios e lista três fatores imprescindíveis para que ocorra a combustão de algum material:


  • Combustível
  • Fonte de ignição
  • Comburente (oxigênio), também chamado de oxidante


Pentágono da Poeira Explosiva: como evitar?

No caso de explosões fabris, é levado em consideração o Pentágono da Poeira Explosiva, que enumera mais dois elementos essenciais - além dos três apresentados pelo Triângulo do Fogo - para a ocorrência de uma explosão: o confinamento e a dispersão.


  • Combustível
  • Fonte de ignição
  • Comburente (oxigênio), também chamado de oxidante
  • Confinamento de pó
  • Dispersão de pó

Sucintamente, há alguns fatores que estão sempre presentes em incêndios e explosões. É válido ressaltar que o processo de moagem em si não é o responsável por incêndios. O risco é gerado quando ocorre o manuseio de um material com características explosivas em equipamentos não herméticos, em conjunto com os fatores do pentágono de explosão:


Como evitar incêndios e explosões em sua fábrica

Um dos grandes desafios para a moagem industrial é justamente a prevenção e predição dos riscos de acidentes, incêndios e explosões durante esse tipo de processamento de sólidos. No entanto, algumas ações podem ser tomadas para evitar quaisquer tipos de acidentes com fogo em razão da poeira industrial explosiva.

O primeiro passo é eliminar pelo menos um dos cinco elementos do “Pentágono da Poeira Explosiva” nos ambientes onde há produção da poeira explosiva. Mas para que a prevenção seja mesmo eficiente, você deverá ainda:


  • Investir na aquisição de equipamentos industriais de moagem de sólidos de qualidade, confiança, com sistemas herméticos e dispositivos de segurança;
  • Investir ou contar com um parceiro que garanta, por meio dos materiais, equipamentos, tecnologias e práticas, que o sistema construído ou adquirido seja a prova de incêndio;
  • Realização de manutenção e auditoria preventivas para encontrar vazamentos, correntes de ar e gás, fontes de ignição e locais que possam representar acúmulo de poeira industrial explosiva;
  • Investir em um sistema de ventilação industrial eficiente;
  • Investigar a possibilidade de distúrbios mecânicos e vibracionais ou correntes de ar e gás que podem elevar, pulverizar ou dispersar os materiais, que, ao atingirem a concentração mínima de combustão e entrarem em contato com uma fonte de ignição, podem inflamar e resultar em acidentes;
  • Assumir práticas e ações mínimas de limpeza a fim de elevar a segurança e evitar que os limites de concentração de poeira explosiva atinjam os níveis de combustão, como a lavagem contínua de misturadores, moinhos, moinhos de jato, parafusos, instrumentos e equipamentos envolvidos no processo de moagem.

Para eliminar os riscos de incêndios e explosões industriais, é preciso eliminar a formação de uma atmosfera explosiva mas também investir em equipamentos herméticos, seguros e confiáveis para o processo de moagem industrial.

Se você estiver produzindo um novo material para o mercado ou ainda não tem um sistema instalado, é importante avaliar o produto manuseado, classificando-o como explosivo ou não. Assim é possível definir o equipamento mais indicado para fazer a moagem de cada um dos materiais, mitigando os riscos de incêndio e explosão.

Hosokawa

Hosokawa

New call-to-action