Blog

Home Blog 4 Razões para investir em equipamentos de qualidade no processamento de sólidos

4 Razões para investir em equipamentos de qualidade no processamento de sólidos

Comprar equipamentos para a indústria de processamento de sólidos é uma decisão que exige preparo. Afinal, trata-se de um investimento importante, de longo prazo e que pode gerar impacto financeiro.

Cada material a ser processado possui suas particularidades seja qual for o processamento a ser realizado: redução de tamanho, micronização, classificação, mistura, secagem, aglomeração, densificação, compactação e peletização. Por isso, escolher o melhor equipamento depende também da análise de aspectos como as propriedades do material, qualidade do produto final, tamanho, formato, umidade, ambiente produtivo e consumo energético.

Sem dúvida, a escolha pelo melhor equipamento impacta diretamente a performance da produção em sua fábrica. Por isso, listamos 04 razões para você investir em equipamentos de qualidade para o processamento de sólidos:

 

1- Reduza o OPEX sem perder qualidade na produção


A sigla, em inglês, significa Operational Expenditure. Seu conceito está relacionado às despesas operacionais de funcionamento geral de uma empresa. Desse modo, é missão para quase todo gestor reduzir o OPEX.

Confira 4 maneiras de fazer essa redução sem que isso comprometa a qualidade do seu produto final:

a- Faça manutenção preventiva de seus equipamentos

b- Estabeleça parceria estratégica nas escolhas de seus equipamentos

c- Contrate fornecedores com suporte técnico em tempo integral 

d- Escolha empresas com referências no mercado e conhecimento de sua aplicação

 

2- Gaste melhor e economize a longo prazo


Investir em equipamentos de qualidade sugere uma economia a longo prazo. Na indústria, esse investimento principalmente no início é alto, já que são equipamentos extremamente tecnológicos e valiosos.

Mas não é só isso. Além do custo inicial, você deve levar em consideração os serviços de pós-venda do fabricante dos equipamentos para processamento de sólidos:

  • Suporte técnico
  • Atendimento especializado
  • Substituição de peças originais
  • Manutenção preventiva

 Ao contabilizar todas essas vantagens, fica claro que o valor agregado ao equipamento comprado irá gerar uma economia a longo prazo.

3- Aumente o volume a ser processado


O processamento de sólidos em grandes quantidades só pode ser feito em equipamentos que possuam a capacidade de gerar um nível alto de soluções.

Para indústrias com demanda de processar um volume elevado de materiais de uma só vez, é importante contar com equipamentos que realizam o processamento em escala e velocidade compatíveis com às necessidades.

O resultado esperado é um maior volume de vendas e redução do custo geral de produção por unidades.

4- Tenha mais higiene e segurança para a fábrica e seus colaboradores


Uma grande quantidade de resíduos sólidos processados em um mesmo equipamento pode ser um problema real na indústria, principalmente quando falamos de alimentos e alguns químicos e farmacêuticos.

A lavagem contínua de misturadores, parafusos e outras partes de diferentes instrumentos pode se fazer necessária para alguns materiais.

Existem dois tipos de lavagem: a úmida (com o uso convencional de água) e a seca. Ambas contam com vantagens e desvantagens.

Na hora de investir em equipamentos, a limpeza deve ser um fator primordial para cumprir normas, manter a qualidade de seu produto e ter o seu equipamento funcionando com plena eficiência.

O design e a confiabilidade no material do equipamento são decisivos nesse processo. Sem contar, que eles podem evitar problemas de ordem maior, como expor a saúde e a integridade dos operários, contaminação cruzada ou até desperdício de matéria-prima.


Conclusão


Embora indústrias como a alimentícia, a farmacêutica, a química, a de minérios e metais e a de reciclagem apresentem diferenças profundas em suas necessidades de processamento de sólidos, todas têm em comum operar com o máximo de eficiência e redução de perdas em seus sistemas de produção.

Portanto comprar equipamentos de qualidade será sempre o seu melhor investimento!