Blog

Home Blog As principais vantagens da tecnologia no processamento de defensivos agrícolas

As principais vantagens da tecnologia no processamento de defensivos agrícolas

Desde o celular que carregamos no bolso aos equipamentos da indústria, a decisão pela tecnologia certa faz enorme diferença na produtividade e, portanto, traz maior retorno para o negócio. No caso do processamento de defensivos agrícolas, escolher a melhor tecnologia é não só um investimento necessário como também um fator decisivo para se obter vantagens em todas as etapas de produção: da secagem à extrusão.

São vários os motivos que podem fazer com que as melhores tecnologias demorem para ser adotadas. Na maioria das vezes, a falta de conhecimento sobre os retornos que ela proporciona está entre os fatores mais decisivos.  


Integração, versatilidade e economia


Atualmente já é possível também conseguir integração e controle de todas as etapas de produção dos defensivos agrícolas. Como vantagens podemos apontar:

  • automatização total do processamento

  • redução no tempo de produção

  • menor consumo de energia

  • maior qualidade dos produtos


No processo de mistura, por exemplo, é possível constatar como a tecnologia trabalha em favor da produtividade. Um estudo da Universidade do Kansas mostrou que o Misturador de Zona Fluidizada Bella, equipamento da Dynamic Air, é capaz de alcançar uma mistura homogênea em menos de um minuto. Isso representa apenas um terço do tempo gasto quando comparado ao principal concorrente do mercado nessa categoria.

Reduzir o tempo gasto significa aumentar a economia e a possibilidade de secar ou resfriar produtos na mesma unidade utilizada para misturar.

Outro benefício da tecnologia no processamento de defensivos agrícolas é trazer mais retorno sobre o investimento. Ao adquirir um equipamento aprovado e exaustivamente testado, você poderá reduzir o tempo entre os processos de produção, já que evitará a necessidade de avaliações por tentativa e erro.

Tecnologia adequada é garantia de maior produtividade

Na fase de micronização, equipamentos como os Moinhos de Jatos Opostos AFG reforçam que é possível aumentar a produtividade quando se utiliza a tecnologia correta. Eles possuem o controle no tamanho de partículas. Assim, as partículas mais grossas voltam para a zona de moagem sem a necessidade de qualquer interferência. 

Esse tipo de Moinho de Jato também é capaz de trabalhar com altas capacidades e mesmo assim ter pouco desgaste. Isso porque sua tecnologia utiliza a força dos jatos de ar e permite que a moagem se dê pelo contato de uma partícula com a outra.

O retorno do investimento também pode ser sentido no fim do processo, já que a alta precisão dos Moinhos AFG garantem um controle rigoroso no tamanho das partículas, o que acaba se tornando um ganho na hora da pulverização.

As principais vantagens do Moinhos de Jatos Opostos AFG , usado na etapa de micronização, são:

  • Controle preciso no máximo tamanho de partícula (extremamente importante para pulverização)
  • Distribuição granulométrica estreita
  • Finuras baixíssimas
  • Altas capacidades
  • Processamento com o mínimo desgaste possível
  • Perfeito para materiais sensíveis ao calor


Redução de tempo e desperdício de matéria-prima

O uso da tecnologia traz ainda outra vantagem: evita o desperdício. Seja de materiais, seja de energia. Reduzir o consumo é uma forma eficaz de aumentar a economia. Na etapa de homogeneização, o Blendcon® , equipamento da Dynamic Air, por exemplo, é capaz de trabalhar com lotes de até 200 toneladas e, ainda assim, conseguir uma mistura rápida, suave, homogênea e sem aumento de temperatura.

No fim do processo, é possível alcançar uma melhor amostragem por controle e a aprovação de lotes muito mais simplificada. Menos tempo e menos desperdício.

Na maioria das vezes, após a passagem pelo Blendcon® já se atinge o produto final. Mas, no caso de defensivos agrícolas, por se tratar de produtos que exigem um cuidado maior no manuseio e a redução da poeira produzida pelo material, a granulação é uma demanda do mercado, além de contar com uma característica prática: ao aumentar o tamanho das partículas é possível aumentar a solubilidade, o que torna muito mais fácil a pulverização do material nas áreas de cultivo.

Por isso, na etapa de aglomeração ou extrusão, é fundamental tirar proveito da versatilidade e a integração da tecnologia. Um sistema como o Schugi® Flexomix, é capaz de produzir microgrânulos e extrusados (em combinação com extrusora), além de reduzir o consumo de energia e também de líquidos. Enquanto o spray-drying necessita de 40%, esse sistema utiliza apenas 10% de líquidos.

As principais vantagens do Schugi® Flexomix, usado na etapa de homogeneização, são:

  • Possibilidade de produzir microgrânulos e extrusados (em combinação com extrusora)
  • Distribuição estreita
  • Possibilidade de extrusão após a mistura
  • Baixo consumo energético; necessário apenas 10% de líquido, enquanto spray-drying precisa de menos de 40%
  • Mistura instantânea
  • Sistema compacto


Com a melhor tecnologia, você poderá combinar integração, versatilidade e a redução de custos em praticamente todas as fases do processamento de defensivos agrícolas. Dessa forma, conseguirá mais retorno e produtividade sobre seus investimentos.