Blog

Home Blog A importância do processo de moagem na fabricação de defensivos agrícolas

A importância do processo de moagem na fabricação de defensivos agrícolas

Durante o período Neolítico, também conhecido como período da idade da pedra polida (12000 – 4000 a.C.), o homem passou a aproveitar mais os recursos naturais sobre a base do domínio do fogo, uma das quatro inovações tecnológicas inventadas pelo homem durante este período. Assim, o homem passou do nomadismo para o sedentarismo o que por mais de cinco milênios ocasionou a revolução agrícola.

Nos dias atuais o setor agrícola é um dos mais importantes da economia brasileira, pois apesar de representar um pequeno percentual do PIB, movimenta bilhões de reais todo ano. Junto com o desenvolvimento industrial, as novas tecnologias tornaram o campo economicamente subordinado ao avanço tecnológico, devido aos equipamentos, máquinas, defensivos agrícolas, entre outros, cada vez mais aperfeiçoados para as mais diversas aplicações.

 Destinados à proteção da produção no campo, os defensivos agrícolas estão sendo cada vez mais utilizados pelos produtores para preservar suas colheitas da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Assim, sua aplicação pode ocorrer através de pulverizadores ou até mesmo aviões, porém em todos os casos o essencial é garantir a qualidade do produto para que, quando aplicado, o produto não atrapalhe no processo (conhecido como deriva). 

Para a aplicação dos diversos defensivos agrícolas, são utilizados bicos pulverizadores com uma abertura muito pequena e para que ocorra adequadamente, é importante que o produto esteja na escala de mícrons, garantindo a eficiência da aplicação. Todavia, para atingir essa faixa granulométrica, o processo de fabricação deste produto deve ser eficiente e preciso e a moagem da matéria prima deve alcançar faixas granulométricas extremamente baixas, o que vai garantir um ótimo produto final para o consumidor sem ocasionar problemas de entupimento nos bicos pulverizadores. Consequentemente, o processo não sofre atrasos. 

Muitos produtores aproveitam o processo de pulverização foliar para aplicar diferentes tipos de produtos de uma só vez, o que exige que o defensivo agrícola tenha ótima qualidade, para funcionar como esperado. Assim, para atingir faixas granulométricas tão baixas que colaboram com esse sucesso, o processo de moagem deve ter a mais avançada tecnologia para que o produto alcance a melhor característica com o menor custo benefício. 

Durante muitos anos, a Hosokawa tem aperfeiçoado sua tecnologia e desenvolvido as melhores soluções em moagem para que esta ocorra com o menor custo benefício possível. Esta parte do processo é muito delicada, pois apesar do investimento inicial ser relativamente alto, o resultado no produto final afeta diretamente a relação e o efeito com o consumidor.

Texto de Fernando Canton, Engenheiro de Aplicações Dynamic Air Ltda.

 

Hosokawa

Hosokawa