Blog

Home Blog Automação industrial: melhores práticas para modernização da sua fábrica

Automação industrial: melhores práticas para modernização da sua fábrica

A indústria 4.0 continua desafiando empresas a obterem um desenvolvimento mais acelerado e tecnológico, e a conectividade está transformando a maneira com que equipamentos participam de processos e obtém dados. Contudo, um estudo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), 2018, evidenciou que menos de 2% das organizações do país estão inseridas de fato nesta tendência, que tem potencial para movimentar US$ 15 trilhões em receitas nos próximos 15 anos.


Muitas indústrias ainda contam com processos defasados e acreditam que estão distantes de um cenário inovador. Mesmo assim, estima-se que a modernização de plantas fabris e diversos processos já estão caminhando a largos passos e deve trazer ainda mais benefícios para o cenário industrial e econômico. Partindo para um novo patamar de produção e escalabilidade, é preciso analisar que o investimento de hoje pode ser a economia do amanhã.


Motivos para modernizar a sua fábrica:

  • Melhores fluxos nas operações
  • Ganhos em performance
  • Aumento da capacidade produtiva
  • Atendimento de novos mercados
  • Melhora da confiabilidade e eficiência dos processos


Como as fábricas estão sendo modernizadas


A incerteza estratégica, investimento disponível e opiniões diversas são barreiras que podem atrasar a inovação, mas analisar as oportunidades deste cenário pode trazer boas notícias para quem deseja, de fato, viver a era tecnológica. Conheça algumas das práticas mais interessantes para a modernização das fábricas:


  • Automação industrial

Como obter o melhor produto com menos custo? A automação aparece como uma opção vantajosa para processos, graças à tecnologia que atua diretamente nas linhas de produção e minimizam tempo humano a longo prazo. Atuando quase all time, é possível obter mais integração e segurança.


  • Big Data e Analytics

Importante para a condução dos negócios, os dados gerados diariamente são analisados e podem melhorar a produtividade e planejamento. A utilização desses conceitos permite que não haja tempo de inatividade na empresa e revela possíveis manutenções, permitindo que a fábrica saiba exatamente o que fazer em diversos cenários.


  • Internet das Coisas (IoT)

Essa tecnologia é utilizada para conectar o máximo de equipamentos e processos, além de otimizar tempo e esforços na planta fabril. Mais eficiência, controle e informações rápidas são resultados da utilização de IoT.



Mais benefícios para a sua indústria


A automação pode ser aplicada na indústria em processos como pesagem e dosagem para trazer mais exatidão nas quantidades; automação de tarefas por meio de um sistema inteligente; registro de ocorrências e "next step" sem precisar de esforço humano; acompanhamento do projeto através de dados em tempo real e muitos outros itens capazes de trazer mais versatilidade e desenvolvimento para a produção e outras áreas.


Dentre os inúmeros benefícios, destacamos que a automação minimiza erros rotineiros e humanos, já que a tecnologia contribui com etapas mais assertivas e controladas. Contudo, os processos de automação industrial continuam a evoluir e trazer novas opções do uso da tecnologia integrada.


Investir em novos equipamentos e processos nem sempre é uma tarefa simples, pois é necessário criar projeções de crescimento e resultados para comprovar que vale a pena certas mudanças. Além disso, é essencial investir em novas áreas e entrar em um acordo sobre as prioridades.


Porém, com todas essas informações, entendemos que este é um excelente momento para começar a modernização em sua empresa de forma gradual. É possível obter mais integração nos processos, minimizar falhas e caminhar para um novo patamar de negócio. Permita ampliações e produções mais aceleradas. Comece já!

Hosokawa

Hosokawa