Blog

Home Blog Classificação de materiais sólidos: Entenda a importância e as tecnologias oferecidas

Classificação de materiais sólidos: Entenda a importância e as tecnologias oferecidas

A classificação dos sólidos é uma etapa importante do processamento dos mesmos, uma vez que, tem como objetivo principal a separação de um ou mais materiais em partes distintas dentro do processamento.

A classificação ocorre no final da operação industrial de diversos segmentos, como alimentício, químico, mineração e farmacêutico e geralmente é realizada após a moagem ou em conjunto com ela.

Podemos destacar como as principais razões para o uso dessa tecnologia a separação em diferentes frações: fina e grossa; despoeiramento, por exemplo, para melhorar o manuseio e o transporte do material; separação de materiais com diferentes características físicas.

Para cada segmento e necessidade requerida, diversas tecnologias existem para entregar os resultados esperados. Vamos conhecer a seguir algumas das principais tecnologias para classificação de sólidos dentro da operação industrial.

Classificador TURBOFLEX ATP

O Turboflex ATP é uma tecnologia de altíssima qualidade no processamento de partículas ultrafinas, como talco, carbonato de cálcio, bentonita, caulim, argila, dolomita, quartzo, terra diatomáceas, pigmentos e produtos químicos de grau fino. Suas rodas de classificação separam as partículas em intervalos de aproximadamente de d97 < 2 - 10 μm.

O fluxo de ar de classificação após entrar na máquina passa através da roda classificadora em direção centrípetal. Durante a operação a roda classificadora extrai os finos do material e os transporta para a descarga de finos. Já as partículas grossas rejeitadas pela mesma roda gravitam para baixo onde também são descarregadas.

Suas principais características e benefícios são:

  • * Desenho simples e robusto - reduzindo os custos de manutenção e serviço;
  • * Arranjo horizontal da roda classificadora - reduz o desgaste mesmo com produtos abrasivos e garante maior vida útil;
  • * Possibilidade de adicionar revestimento de proteção contra o desgaste - podendo abranger produtos extremamente abrasivos;
  • * Pós superfinos entre a granulometria d97 = 5 a 10 µm; com o modelo NG tamanhos de d97 = 2 µm (D50 = 0,5 µm) são alcançáveis.
  • * Livre de vibração.

É importante salientar que os materiais de construção e de proteção contra o desgaste são personalizados para cada aplicação individualmente. Para a indústria farmacêutica o classificador ATP é fabricado em aço inoxidável.

Essa tecnologia permite que a qualidade do produto final atenda as necessidades e especificidades requeridas.

Classificador Alpine TTD

Esse classificador foi desenvolvido para pós superfinos de materiais macios e semi duros na faixa das d97 entre 2 e 4 µm.

Com design inovador, contém duas saídas do material fino oferecendo ao equipamento uma perda de carga potencialmente baixa e, por essa razão, é considerado um dos classificadores com menor consumo de energia do mercado.

Suas aplicações no segmento de minérios e metais podem ser para cargas industriais, carbonato Cálcio (GCC), talco, dolomita,barita e caulim. Mas também pode ser utilizado para indústria farmacêutica, química e alimentícia.

Confira a seguir alguns dos seus benefícios:

  • * Alcança velocidades mais altas;
  • * Alcança finuras superiores ao classificador tipo ATP;
  • * Ótimo desempenho de separação das partículas finas;
  • * Baixa perda de carga.

É importante ressaltar outro diferencial do Alpine TTD que refere-se ao percurso direto e otimizado que o produto realiza até a roda classificadora, impedindo a contaminação de produto já classificado com o material a ser processado - não sendo necessário ajustar o gap da roda classificadora, simplificando a manutenção.

Para encontrar a melhor solução de tecnologia para a classificação de materiais da sua indústria, conte com a Hosokawa e seus engenheiros especializados, que vão te auxiliar no alcance de excelentes resultados.

 

Hosokawa

Hosokawa