BLOG

Home Blog Como eliminar os riscos de contaminação cruzada nas Indústrias e garantir a segurança dos produtos finais

Como eliminar os riscos de contaminação cruzada nas Indústrias e garantir a segurança dos produtos finais

Entenda como a utilização de moinhos de alta tecnologia pode evitar a contaminação dos materiais e preservar a saúde dos consumidores

A contaminação cruzada de materiais é um assunto que deve ser levado muito a sério, isso porque produtos contaminados causam problemas financeiros e, especialmente, danos à saúde dos consumidores.

 

Os lotes contaminados são obrigados por lei a serem recolhidos por órgãos fiscais e notificados ao público. Além de serem perigosos para as pessoas que os consumiram, seja via oral (alimentos e medicamentos) ou por contato (cosméticos), produtos impuros ocasionam prejuízos à saúde financeira quanto à credibilidade da organização.

 

Inclusive, em 2022, um dos medicamentos mais utilizados no tratamento contra a hipertensão foi interditado pela Anvisa por apresentar impurezas em sua composição. Foi detectado um nível de azido acima do permitido que acarreta mutações celulares no organismo humano.

 

Portanto, é de extrema importância entender os principais fatores que contribuem para a presença de impurezas nos produtos.

 

Uma das principais causas da contaminação nas indústrias está relacionada ao contato de materiais com superfícies contaminadas, sendo a má higienização dos equipamentos um grande fator que contribui para a presença de substâncias indesejáveis.

 

Outro fator que coadjuva com a contaminação é a falha, por exemplo, na lubrificação manual do equipamento e no desgaste de componentes.

A boa notícia é que é factível optar por alternativas que mitigam os riscos de contaminação cruzada nos produtos finais.

Uma delas é a escolha de equipamentos de alta tecnologia que proporcionam hermeticidade aos materiais e que possuam o mínimo de componentes mecânicos em sua estrutura.

 

Como escolher os equipamentos certos:

Conforme mencionado anteriormente, a limpeza incorreta dos equipamentos é um dos principais motivos de contaminação.

Os moinhos, amplamente utilizados nas indústrias para processar materiais sólidos que dão origem a diversos tipos de produtos alimentícios e farmacêuticos, podem ser mecânicos ou herméticos.

Moinhos montados com componentes mecânicos rotativos apresentam muitos rolamentos e retentores que necessitam de lubrificação e, consequentemente, são mais difíceis de serem higienizados.

Já os moinhos a jato espiral, reduzem significativamente os riscos de contaminação por serem herméticos e não possuírem componentes mecânicos. Nesse equipamento, a redução de tamanho ocorre através da colisão de partículas da própria substância, aceleradas por correntes de ar, jatos de alta velocidade, mantendo a pureza da matéria prima, sem prejudicar ou comprometê-la.

Além disso, esses moinhos são de fácil limpeza e esterilização, não possuem fontes geradoras de calor e geram produtos com boa propriedade de fluidez e finura ajustável para cada produto, com o ângulo dos bocais e a quantidade de material presente no moinho.

A escolha de moinhos específicos e de alta tecnologia embarcada é o primeiro passo fundamental para elevar a qualidade e segurança dos produtos finais. Planejar uma rotina de higienização rígida com produtos específicos também é crucial para evitar contaminações.

A Hosokawa, líder mundial em processamento de sólidos, conta a expertise de profissionais qualificados e equipamentos state-of-art perfeitos para uma grande variedade de segmentos e necessidades.

 

Fale com nossos especialistas e encontre soluções capazes de entregar a qualidade e segurança que sua indústria precisa.

 

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS