Blog

Home Blog Como evitar a contaminação do seu produto final com moinhos específicos

Como evitar a contaminação do seu produto final com moinhos específicos

Uma das principais preocupações das indústrias ao processar seus materiais é a contaminação cruzada. Ela se caracteriza pela transferência de microrganismos, de maneira direta ou indireta, de um material para o outro.


Muitas vezes, essa contaminação ocorre por falhas, como por exemplo, na lubrificação manual do equipamento e no desgaste de componentes. Além disso, materiais processados anteriormente e resíduos que podem se misturar ao produto afetam a qualidade final.


Para evitar esse problema, é de extrema importância que o equipamento onde o produto será processado seja herméticos e possua poucas partes móveis. Uma solução para esse problema é o uso de um moinho específico, como o de jatos espirais, que não possui componentes mecânicos rotativos, logo, não utiliza rolamentos e retentores que necessitam de lubrificação.


Nesse equipamento, a redução de tamanho ocorre através da colisão de partículas da própria substância, aceleradas por correntes de ar, jatos de alta velocidade. Isso mantém a pureza da matéria prima, sem prejudicar ou comprometê-la. Além disso, esses moinhos são de fácil limpeza e esterilização, não possuem fontes geradoras de calor e geram produtos com boa propriedade de fluidez e finura ajustável para cada produto, com o ângulo dos bocais e a quantidade de material presente no moinho.


Essa personalização, de acordo com a necessidade de processamento de cada cliente, é importante para entender como o material irá se comportar e em conjunto com as outras vantagens citadas acima, evitar possíveis contaminações decorrentes do processo, melhorando a segurança e a qualidade dos produtos finais.

Hosokawa

Hosokawa