BLOG

Home Blog Como evitar o desperdício de matérias-primas durante o processamento de minérios e metais

Como evitar o desperdício de matérias-primas durante o processamento de minérios e metais

No decorrer das últimas décadas, a preocupação da sociedade com a sustentabilidade só aumentou, no setor industrial não é diferente. A gestão de matérias-primas a fim de evitar desperdícios passou a ser voltada, além para questões financeiras, mas principalmente para mitigar os danos causados ao meio ambiente, gerando uma quantidade mínima de resíduos, com o objetivo de cumprir a legislação e regulamentação ambiental e reduzir o volume de descartes.

 

Para galgar esse objetivo, as indústrias de minérios e metais devem se atentar aos 4R’s básicos: redução, reutilização, reciclagem e restauração dos materiais que estão sendo utilizados.

 

Aplicar essas práticas é indispensável para garantir uma redução de custos dentro da sua indústria, uma vez que que o valor dos insumos e das matérias-primas está cada vez mais elevado. Portanto, a gestão de resíduos sólidos atingiu um grau de relevância ainda maior entre as organizações.

 

Nesse cenário, a utilização de novas tecnologias têm um papel fundamental, já que possuem a capacidade de reduzir a granulometria de materiais, eliminando a necessidade de descarte do material apenas porque ele não se adequa ao tamanho ideal naquele momento.

 

Evite a perda de materiais com equipamentos tecnológicos.

Alguns equipamentos são a solução para reduzir a perda de materiais. É o caso dos moinhos de processamento de sólidos, que processam o material para o tamanho adequado e dão continuidade ao processo industrial como um todo, otimizando a operação e garantindo menor desperdício.

 

Vamos a um exemplo prático. Os moinhos de bolas são equipamentos muito utilizados no segmento de minérios e metais que demandam um processo de moagem industrial com maior controle da granulometria. Eles são abastecidos com 30% a 40% do seu volume por meio de bolas de moagem que se movimentam livremente, permitindo maior controle de velocidade do motor e, dessa forma, otimizam o processamento das matérias-primas.

 

Reduza o consumo de energia elétrica:

Sabemos que a indústria de minérios e metais consome um alto nível de energia elétrica. A boa notícia é que hoje existem no mercado equipamentos mais inovadores e com alta eficiência energética. É o caso dos novos motores e rotores fabricados em aço. Sua estrutura permite baixo consumo de energia, bem como um menor desgaste interno durante a moagem.

Alguns dos minérios mais comuns trabalhados são o carbonato de cálcio ultra fino, caulim, abrasivos em geral (vidro, corundum, carbeto de silício), talco, terras raras, grafite e alumina.

  

Sendo assim, o desperdício de matéria-prima no processamento de minérios e metais afeta tanto os recursos financeiros da empresa quanto o meio ambiente, sendo a aquisição de equipamentos de qualidade o melhor investimento para operar com o máximo de eficiência e redução de perdas em seus sistemas de produção.

 

Conte com a Hosokawa para oferecer as melhores soluções e equipamentos state-of-art para reduzir seus custos e operar dentro dos limites estabelecidos pelas legislações ambientais.

 

 

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS