Blog

Home Blog Conheça os principais riscos no processo de moagem e saiba como evitá-los

Conheça os principais riscos no processo de moagem e saiba como evitá-los

A redução de tamanho de sólidos pela aplicação de forças dá origem ao processo de moagem, variado pela combinação de compressão, atrito, corte ou impactos, entregando diversos resultados finais. Essa etapa está presente em quase todas as industrias e é quase impossível falar de processamento de sólidos sem abordá-la.
Utilizada para atingir determinadas especificações granulométricas, indústrias que trabalham com matéria prima sólida, desde a alimentícia até a química, buscam um resultado específico, seja um produto novo ou já existente no mercado.
Dependendo do material manuseado, esse momento da produção pode gerar poeiras explosivas, que nada mais são que sólidos extremamente finos suspensos no ar, com alta capacidade inflamável. Um exemplo da indústria química é o nitrato de amônio, presente na formulação de fertilizantes e com as características citadas. Quando submetidas a altas temperaturas, se decompõe e se torna extremamente explosiva.
Existem 3 fatores imprescindíveis para que ocorra a combustão de material: Combustível, o próprio produto no caso, uma fonte de ignição e oxigênio. Quando falamos de explosões, acrescentamos mais dois fatores a essa lista: confinamento e dispersão.
Um dos maiores desafios na etapa de moagem, é a prevenção de acidentes. É importante ressaltar que o processo em si não é responsável por incêndios, o risco ocorre quando um material com potencial explosivo é manuseado em equipamento não hermético e completa os pontos listados acima.
Algumas ações podem ser realizadas para minimizar os riscos, como investir em equipamentos de moagem de sólidos de confiança e qualidade, com hermeticidade e dispositivos de segurança, contando com um parceiro que garanta tecnologia e prática de sistemas à prova de explosão, a realização de manutenções e auditorias preventivas para verificar possíveis vazamentos e até mesmo locais de acúmulo de poeira.
Verificar se existem problemas vibracionais ou correntes de ar que possam dispersar as partículas, assim como investir em práticas de limpeza externa e interna ao equipamento também são atitudes importantes para a segurança de sua planta.
Com essas ações e com um equipamento de moagem de qualidade, conhecendo o seu produto, você terá minimizado os riscos tanto para sua produção como para seus colaboradores.

Hosokawa

Hosokawa