Blog

Home Blog Defensivos agrícolas: por que o processo de moagem é crucial para garantir eficiência da produção e qualidade dos produtos.

Defensivos agrícolas: por que o processo de moagem é crucial para garantir eficiência da produção e qualidade dos produtos.

A agropecuária compõe uma parcela significativa do PIB brasileiro, portanto, investir em defensivos agrícolas seguros e adequados é de extrema importância para a economia do país. Saiba como o processo de moagem contribui para isso.

Ao decorrer dos anos, a agricultura passou por diversas transformações até se consolidar como uma das principais fontes de riqueza do mundo, destacando-se a mecanização agrícola, utilização de fertilizantes, irrigação automatizada e, até mesmo o aprimoramento genético de plantas. Os defensivos agrícolas foram incluídos nesses processos de especialização e intensificação da agricultura ao introduzirem novas formas de cultivar e garantir a segurança alimentar.

 

A principal finalidade do defensivo agrícola é controlar pragas específicas durante a produção e armazenamento dos alimentos, evitando a perda de safras bem como contaminações prejudiciais à saúde dos seres humanos.

 

Estima-se que o setor agropecuário seja responsável por cerca de 26,24% do PIB brasileiro em 2022, uma porcentagem considerável para a economia. Portanto, investir em produtos de alta eficiência e, principalmente, seguros, é essencial tanto para manter quanto para elevar as produções brasileiras; e os defensivos agrícolas possuem um papel chave nas plantações.

 

Sendo assim, a fabricação desse produto deve seguir regras rigorosas e atender às exigências específicas de cunho sanitário e operacional para desempenhar seu papel com total eficiência. O processo de moagem é uma das etapas mais importantes para isso.

 

A importância do processo de moagem na fabricação de defensivos agrícolas

Os defensivos agrícolas são aplicados nas plantações por meio de bicos pulverizadores extremamente pequenos e sensíveis, sendo assim, o material deve possuir uma granulometria específica e fina o suficiente para passar através do equipamento. Caso contrário, é possível que os bicos fiquem entupidos e impeçam a pulverização. Além de danificar o equipamento e causar prejuízo, corre-se o risco da quantidade de produto aplicada não ser suficiente para impedir infestações, ampliando ainda mais os riscos.

 

Outro fator importante trata-se da capacidade de penetração do produto no solo. Para desempenhar sua função, o pó deve possuir um nível mínimo de absorção e, a granulometria, é um aspecto indispensável para isso. Ou seja, caso o pó não seja fino o suficiente para adentrar na superfície do solo, suas propriedades não farão efeito e perderão seus princípios ativos, impossibilitando a defesa contra as pragas no local.

 

Diante da relevância do tamanho de partículas no processo de pulverização, a moagem se torna essencial na fabricação de defensivos agrícolas. A moagem é responsável por atingir as especificações de tamanho necessário para tornar o produto aplicável e desempenhar seu papel na defesa das plantações, por isso, é indispensável.

 

Tecnologia confiável e de alta performance

Sempre um passo à frente, a Hosokawa desenvolveu ao longo de 100 anos de existência no mercado, tecnologias exclusivas e de alto nível para fabricar equipamentos confiáveis e de alta qualidade.

 

No que diz respeito à tecnologia para defensivos agrícolas, a Hosokawa conta com os melhores equipamentos e especialistas para apoiar a produção da sua indústria.

 

Fale agora mesmo com a nossa equipe e encontre a solução ideal para você.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS