Blog

Home Blog Entenda como o Moinho a Jato Espiral evita a contaminação do produto final

Entenda como o Moinho a Jato Espiral evita a contaminação do produto final

A micronização de materiais é um processo industrial essencial para diversos segmentos, sendo capaz de transformar suas características primárias e torná-las extremamente finas. Essa etapa é muito utilizada em indústrias química, farmacêutica e alimentícia. Por serem responsáveis pela produção de medicamentos, insumos agrícolas, alimentos, entre outros produtos que exigem máxima atenção à qualidade e eficiência, uma preocupação comum impera entre os segmentos: a contaminação cruzada; esse inconveniente pode ocorrer devido à transferência de microrganismos de um material para o outro, de forma direta ou indireta.

 

Quais são as possíveis causas de contaminação

A micronização, como outros processos, exige máxima atenção, controle e monitoramento por parte das equipes operacionais, isso porque envolve manuseio de equipamentos e peças de alto valor agregado e de materiais sensíveis. Nessa etapa, algumas falhas contribuem para que aconteça contaminações indesejadas, como por exemplo:

 

  • Falha na lubrificação manual: os equipamentos de micronização requerem lubrificação de engrenagens, portanto, o manuseio incorreto do produto pode causar contaminação do material que será processado;
  • Armazenamento inadequado do lubrificante: para manter a qualidade e eficiência do produto, a recomendação é que sejam estritamente seguidas as regras de armazenamento, evitando a alteração de sua composição e, consequentemente, sua performance;
  • Desgaste excessivo: o desgaste de componentes do sistema como cilindros, rolamentos, válvulas, bombas, filtros, engrenagens, pode fazer com que ocorra vazamentos e contaminação.

 

Uma excelente maneira de evitar tais falhas é a utilização de equipamentos herméticos, ou seja, completamente vedados e que impossibilitem o contato do material que será micronizado com o ambiente externo. Os moinhos a jato espiral são a escolha certa para isso.

O grande diferencial desse equipamento é que ele não necessita de lubrificação, uma vez que ele não utiliza componentes mecânicos rotativos para realizar o processo de micronização, sendo dispensáveis rolamentos e retentores. Dessa forma, é possível obter produtos finais com uma faixa de finura de 5 a 30 µm.

 

Vantagens do Moinho a Jato Espiral

Como dito anteriormente, para a fabricação de medicamentos, insumos agrícolas e alimentos, o tamanho da partícula afeta diretamente a qualidade do produto final. O moinho a jato garante a micronização de maneira ágil e praticamente 100% livre de contaminações, pois a redução de tamanho é realizada por meio de colisões entre as partículas da substância, aceleradas por correntes de jato de alta velocidade sem a utilização de processos mecânicos - proporcionando a manutenção da pureza da matéria prima.

 

Além disso, conta com as vantagens:

  • Fácil limpeza e esterilização;
  • Sem partes móveis, evitando a contaminação por lubrificantes e desgaste mecânico;
  • Sem geração de calor;
  • Temperatura constante, o que não altera o princípio ativo das substâncias reduzidas;
  • Material com boa propriedade de fluidez;
  • Finura ajustável de acordo com o produto, o ângulo dos bocais e a quantidade de material no moinho.

 

Conte com a expertise e experiência da Hosokawa para realizar a micronização dos materiais da sua indústria e garanta a qualidade que o mercado exige para elevar seus resultados.

Fale agora mesmo com nossos especialistas e encontre a solução ideal para você!

 

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS