Blog

Home Blog Evite o desperdício de matéria-prima no processamento de minérios e metais

Evite o desperdício de matéria-prima no processamento de minérios e metais

A gestão de sólidos na indústria visa extrair o máximo de benefícios práticos das matérias-primas no processamento de sólidos e gerar uma quantidade mínima de resíduos, a fim de cumprir a legislação e regulamentação ambiental e reduzir o volume de descartes.

Para alcançar esse objetivo de manter um desenvolvimento sustentável, em especial, na indústria de minérios e metais é preciso estar atento aos 4R’s básicos: redução, reutilização, reciclagem e restauração dos materiais que estão sendo usados.

Essas práticas são essenciais para garantir uma redução de custos dentro da sua indústria já que o valor dos insumos e das matérias-primas está cada vez mais alto. Por isso, a gestão de resíduos sólidos ganhou ainda mais relevância entre as empresas.

Nesse cenário, o uso de novas tecnologias têm um papel fundamental para uma melhor reutilização das matérias-primas na fabricação de produtos convencionais, bem como para a conversão dos mesmos em produtos completamente novos.

O uso de equipamentos inovadores que conseguem, por exemplo, reduzir a granulometria de materiais são essenciais para que não se faça o descarte de material apenas porque ele não se adequa ao tamanho ideal naquele momento.


O uso de equipamentos eficientes para evitar perda de materiais

Muito utilizados, os moinhos de processamento de sólidos otimizam a operação e garantem menor desperdício, pois processam o material para o tamanho adequado e dão continuidade ao processo industrial como um todo.

Os moinhos de bolas, por exemplo, são abastecidos com 30% a 40% do seu volume com bolas de moagem que se movimentam livremente. Esse tipo de equipamento é bastante utilizado em indústrias de minérios e metais que exigem um processo de moagem industrial com maior controle da granulometria. Ele também permite um controle especial de velocidade do motor, o que otimiza o processamento das matérias-primas.

Redução no consumo de energia elétrica

Na indústria de minérios e metais existe um alto consumo de energia elétrica. E os equipamentos mais inovadores do mercado têm trazido tecnologias de alta eficiência energética como novos motores e rotores feitos de aço, o que permite um consumo mais baixo de energia, bem como um menor desgaste interno durante a moagem.

Esses equipamentos, no geral, conseguem trabalhar com basicamente todos os minérios e metais extraídos pelas indústrias no mundo. No entanto, alguns dos minérios mais comuns trabalhados são o carbonato de cálcio ultra fino, caulim, abrasivos em geral (vidro, corundum, carbeto de silício), talco, terras raras, grafite e alumina.

Em resumo, o desperdício de matéria-prima no processamento de minérios e metais tem como efeito o desperdício de recursos financeiros. Portanto comprar equipamentos de qualidade será sempre o seu melhor investimento para operar com o máximo de eficiência e redução de perdas em seus sistemas de produção.

Hosokawa

Hosokawa

New call-to-action