Blog

Home Blog Gestão da limpeza de equipamentos industriais: entenda a importância de realizar essa etapa regularmente

Gestão da limpeza de equipamentos industriais: entenda a importância de realizar essa etapa regularmente

A limpeza faz parte da manutenção preventiva dos equipamentos, sendo uma etapa fundamental para as indústrias. Entenda como a higienização dos equipamentos impacta diretamente nos processos produtivos e na qualidade dos produtos finais.

 

Ao realizar uma revisão em veículos de passeio, é possível identificar se algum componente mecânico essencial está perto de quebrar, falhar ou apresentar qualquer tipo de problema antecipadamente, evitando que gastos maiores sejam despendidos e, principalmente, evitando um acidente. Para os equipamentos industriais, não é diferente!

 

Muitos gestores, infelizmente, não levam em consideração uma etapa muito importante durante a gestão da manutenção: a limpeza adequada e criteriosa. Em alguns casos, o próprio design estrutural do equipamento é de difícil acesso, dificultando a atividade.

 

Esse cenário é certamente prejudicial para as indústrias em diferentes aspectos, tanto do ponto de vista financeiro quanto de segurança, especialmente, quando tratamos dos segmentos que fabricam produtos que serão ingeridos pelos consumidores, como o farmacêutico e alimentício.

 

Esses segmentos necessitam do processamento de materiais sólidos secos para desenvolverem seus produtos, portanto, toda a cadeia produtiva deve ser livre de contaminação. A limpeza correta é essencial para evitar esse problema.

 

Portanto, os procedimentos, acompanhados de um checklist rigoroso e a escolha inteligente dos equipamentos, poderão auxiliar os técnicos nessa missão.

 

Sendo assim, conheça alguns dos principais pontos que refletem em resultados negativos quando ocorre a limpeza incorreta dos equipamentos:

 

Lentidão no funcionamento

Os equipamentos podem apresentar lentidão caso não sejam limpos corretamente, reduzindo a produtividade e os resultados esperados pela empresa, além de ocasionar atrasos na produção e mal-estar entre os setores envolvidos.

 

Deterioração e oxidação

Alguns materiais apresentam níveis de oxidação maiores. Caso não seja feita a limpeza dos equipamentos adequadamente, os restos depositados podem danificar suas estruturas. É de extrema importância utilizar lubrificadores e produtos específicos, como por exemplo, o álcool isopropílico, um dos produtos adequados e mais utilizados nas indústrias.

 

Contaminação

Em alguns casos, a contaminação de materiais descaracteriza as propriedades físicas das partículas e altera a qualidade do produto. Além disso, a contaminação pode colocar em risco a saúde dos consumidores.

 

Medidas essenciais para uma limpeza ideal dos equipamentos

Como vimos, a má higienização dos equipamentos acarreta grandes prejuízos para as indústrias, tanto em níveis operacionais quanto qualitativos, portanto, é uma etapa que não deve ser negligenciada. A seguir algumas medidas que podem ser adotadas para elevar o nível da limpeza dos equipamentos.

 

Checklist de atividades: adote um checklist periódico e siga a risca. Indique as datas e responsáveis para realizar a limpeza e monitore a execução.

 

Escolha dos equipamentos: procure adquirir equipamentos com design de fácil acesso e que não possuam partes inacessíveis.

 

Produtos específicos: utilize produtos especiais e indicados para realizar a higienização de estruturas industriais.

 

O grande segredo é antecipar-se a problemas. Todas as medidas de cunho preventivo são importantes para evitar paradas repentinas na produção e garantir mais segurança.

 

A Hosokawa é referência mundial em processamento de sólidos e oferece equipamentos state-of-art que já foram desenvolvidos para serem de fácil limpeza.

 

Fale agora mesmo com nossos especialistas e encontre a melhor solução para sua indústria.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS