Blog

Home Blog Gestão de equipamentos: como otimizá-la impactando positivamente nos resultados

Gestão de equipamentos: como otimizá-la impactando positivamente nos resultados

Algumas decisões em relação aos equipamentos industriais podem tanto elevar a produtividade, quanto miná-la. Entenda como uma boa gestão é capaz de melhorar a produção nas indústrias.

 

O segmento industrial depende em grande parte do desempenho operacional das máquinas, portanto, a gestão deste departamento é crucial para galgar excelentes níveis de produtividade e qualidade da mercadoria.

 

Para garantir máxima eficiência, é necessário realizar inspeções nos equipamentos a fim de evitar quebras no maquinário e, consequentemente, a parada repentina da produção. A grande questão é que, infelizmente, muitos gestores negligenciam a importância das atividades preditivas, estas que são realizadas com o intuito de prever e antecipar qualquer problema.

 

Inclusive, segundo a consultoria McKinsey & Company, a manutenção preditiva eleva a disponibilidade de uma linha de produção em até 15% e, se aplicada corretamente, reduz os custos de manutenção em até 25%.

 

Algumas técnicas podem ser realizadas objetivando diminuir a incidência de ajustes corretivos, como por exemplo:

  • Analisar o comportamento de vibrações mecânicas;
  • Monitorar a temperatura;
  • Checar recorrentemente as condições dos lubrificantes;
  • Monitorar ruídos;
  • Medir a intensidade das corrente e descargas elétricas.

 

Acompanhar os pontos acima pode evitar grandes prejuízos para a fábrica, além de auxiliar os gestores a programar as paradas para manutenção - não prejudicando a produção em momentos inesperados.

Outro fator decisivo e negligenciado é a qualidade dos equipamentos adquiridos, visto que optar pelo mais barato pode não ser a melhor opção a médio e longo prazo. Maquinários antigos (ou que não possuem nenhum grau de tecnologia embarcada) costumam apresentar falhas com maior frequência. Além do mais, geralmente sua estrutura não é de fácil acesso, dificultando o trabalho de manutenção e limpeza.

O desgaste natural das tubulações em consequência de vibrações mecânicas, por exemplo, é capaz de desencadear contaminação cruzada e vazamento indevido, sendo extremamente prejudicial, tanto para a qualidade dos produtos, quanto para o orçamento de manutenção.

Além disso, dependendo do tipo de material que está sendo processado, como partículas altamente abrasivas e coesivas, tal desgaste pode ser exponencialmente maior, o que diminui ainda mais o tempo de vida útil do equipamento.

Especificamente para a indústria farmacêutica e alimentícia o risco de contaminação dos materiais utilizados na fabricação de medicamentos e alimentos é impensável, por razões de riscos à vida dos consumidores. Inclusive, recentemente, houve um caso de contaminação de um determinado medicamento que forçou a retirada de alguns lotes do mercado por aumentar o risco de câncer nos pacientes.

Diante disso, a aquisição de uma estrutura operacional de alta qualidade e elevado nível de tecnologia embarcada é uma escolha favorável para as indústrias.

Equipamentos de alta tecnologia desempenham um papel fundamental na qualidade final do produto e são extremamente importantes para a gestão da manutenção.

Atenta às melhores soluções do mercado industrial, a Hosokawa é a parceira ideal para proporcionar segurança, economia e qualidade para os processos de micronização, classificação, secagem, mistura, aglomeração, densificação, compactação e peletização.

A Hosokawa oferece os equipamentos ideais para cada natureza dos materiais, auxiliando a escolha do melhor modelo de acordo com características particulares e determinantes. Além disso, os equipamentos oferecidas são de fácil manutenção e acesso para a realização de limpezas recorrentes. E mais, a automatização faz parte do equipamento e proporciona uma visão transparente das condições e etapas da máquina.

Fale agora mesmo com nossos especialistas e encontre a melhor opção para a sua indústria.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS