BLOG

Home Blog Limpeza incorreta dos equipamentos: Como sua produção pode ser impactada

Limpeza incorreta dos equipamentos: Como sua produção pode ser impactada

A limpeza incorreta dos equipamentos das indústrias pode afetar - e muito - o desempenho da produção e até mesmo a segurança dos colaboradores. Isso porque, os processos fabris geram muitos resíduos, pós e materiais no geral, tornando a limpeza constante um fator essencial. Portanto, os riscos inerentes à limpeza e à manutenção preventiva dos equipamentos e sua conservação são pautas recorrentes entre engenheiros e técnicos de manutenção.

 

Para garantir alta performance, prevenção, bem-estar dos colaboradores e produtividade na produção, os responsáveis devem realizar um checklist completo e rigoroso dos procedimentos de limpeza e manutenção, mitigando danos negativos dos equipamentos e, consequentemente, do processo fabril.

 

Sendo assim, separamos os 3 principais impactos prejudiciais que podem ocorrer caso não seja realizada a limpeza adequada dos equipamentos.

 

1 - Deterioração e oxidação dos equipamentos

A deterioração e oxidação são reações muito comuns em todos os equipamentos industriais devido a exposição a elementos químicos, oxigênio, entre outros, além disso, ocorre o desgaste natural por conta da passagem de materiais. Dessa maneira, os equipamentos necessitam de higienização com produtos específicos para evitar elevada degradação, como por exemplo, o álcool isopropílico, um dos produtos mais adequados e utilizados nas indústrias.

 

2 - Lentidão dos equipamentos

Caso não sejam limpos adequadamente, os equipamentos tendem a ficar mais lentos,visto que suas engrenagens podem estar oxidadas, enferrujadas ou até mesmo entupidas, perdendo sua performance e produtividade. Ou seja, todo o processo produtivo é afetado, causando prejuízos em diversos setores da indústria.

 

3 - Perda de qualidade do produto final

A limpeza inadequada pode afetar a qualidade do produto e causar insatisfação dos clientes, levando a uma perda de valor da indústria no mercado. Isso porque algumas matérias-primas se descaracterizam ao serem contaminadas com outros elementos que não foram devidamente eliminados por falta de limpeza.

 

Como minimizar os impactos da limpeza incorreta dos equipamentos

Conforme mencionado anteriormente, na introdução do conteúdo, realizar manutenções e limpezas recorrentes é a solução mais indicada para minimizar impactos negativos na sua produção.

 

Outra opção, alinhada com a primeira, é adquirir equipamentos de alto nível e de estrutura que facilite a higienização dos componentes. Fique atento ao tipo de material do equipamento e escolha os que sejam mais resistentes à degradação e oxidação.

 

A Hosokawa é líder mundial no segmento de equipamentos para processamento de sólidos e conta com uma equipe especializada. Todos os equipamentos são state-of-art e de fácil limpeza, sendo a solução certa para sua indústria.

 

Converse com nossos especialistas para esclarecer quaisquer dúvidas.

 

 

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS