BLOG

Home Blog Moinho a jato espiral: como esta tecnologia ajuda a proteger a segurança de seu produto

Moinho a jato espiral: como esta tecnologia ajuda a proteger a segurança de seu produto

A micronização é uma etapa de processamento de sólidos crucial para a maioria das indústrias do ramo químico, farmacêutico e alimentício na medida em que ela viabiliza obter um material tão fino que permite a alteração das características do produto. Esse tipo de processamento é refinado, muito utilizado na produção de medicamentos devido à necessidade de precisão em sua composição e, portanto, requer equipamentos avançados para isso.

 

Neste contexto, uma das grandes preocupações de quem precisa realizar a micronização de matérias-primas é a contaminação cruzada, caracterizada pela transferência de microrganismos ou partículas de um material para o outro, direta ou indiretamente.

 

Existem diversos fatores que podem levar a essa contaminação como, por exemplo

  • * A lubrificação manual, ou seja, durante o processo de manuseio do lubrificante no equipamento
  • * A possibilidade de armazenamento inadequado do lubrificante
  • * O desgaste de componentes do sistema como cilindros, rolamentos, válvulas, bombas, filtros, engrenagens, entre outros
  • * Falhas do próprio lubrificante durante o processamento dos sólidos.

 

Essa contaminação é particularmente crítica nas indústrias mencionadas, na medida em que afeta diretamente o produto, introduzindo elementos estranhos que podem prejudicar sua performance ou até mesmo ser danoso ao consumidor.

Para evitar que isso ocorra, os equipamentos onde o material será micronizado precisam ser herméticos, evitando exposição dos sólidos processados ao ambiente e a elementos indesejáveis. Aqui, os moinhos de jatos espirais entram como uma boa opção para evitar contaminações de basicamente qualquer gênero.

 

O grande diferencial desse tipo de equipamento é que ele não possui componentes mecânicos rotativos para realizar a micronização, por isso, não são necessários rolamentos e retentores e, consequentemente, nenhum tipo de lubrificação. Isso significa que boa parte dos problemas tipicamente associados à contaminação cruzada sequer têm chance de ocorrer dentro de um moinho deste tipo. Além da segurança, ele ainda permite obter produtos com uma faixa de granulometria de 5 a 30 µm, atendendo às principais demandas do setor.

 

Como o moinho de jato espiral funciona?

O tamanho das partículas é um fator crítico que afeta a eficiência geral, a qualidade e as capacidades do produto, seja um medicamento, alimento ou qualquer outro. Com a tecnologia deste moinho, a redução de tamanho é obtida através de colisões entre as partículas da substância, aceleradas por correntes de jato de alta velocidade; sem a aplicação dos movimentos mecânicos para a moagem dos sólidos, a pureza das matérias-primas processadas permanece com praticamente nenhum comprometimento.

 

As plantas que contam com esta solução obtém vantagens variadas, dentre as quais vale destacar:

  • * Fácil limpeza e esterilização
  • * Sem partes móveis, evitando a contaminação por lubrificantes e desgaste mecânico
  • * Sem geração de calor
  • * Temperatura constante, o que não altera o princípio ativo das substâncias reduzidas
  • * Material com boa propriedade de fluidez
  • * Granulometria ajustável de acordo com o produto, o ângulo dos bocais e a quantidade de material no moinho.

 

Vale destacar que, como os resultados do processamento de sólidos não são iguais para todos os materiais, é importante a realização de testes para garantir a performance desejada do produto e do equipamento. Assim, a fábrica conta com o melhor ajuste possível e, por consequência, garante um produto de alta qualidade, atendendo às especificações mais exigentes do mercado.

 

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS