BLOG

Home Blog O Diferencial da Tecnologia no Processamento de Fármacos

O Diferencial da Tecnologia no Processamento de Fármacos

Desde o rigor para evitar contaminação até a quantidade exata de determinadas substâncias em um comprimido, o setor farmacêutico é um dos que mais apresenta maior rigidez dentro do processo produtivo. Isso se deve à necessidade de garantir pureza e precisão na produção de medicamentos e outros produtos que trazem impacto direto na saúde de seus consumidores.

 

Dentre os processos essenciais que ajudam a garantir máxima aderência às especificações da indústria, a micronização é um dos mais relevantes, ainda que nem sempre seja percebida como tal. Ela é utilizada rotineiramente em muitas aplicações, em formas sólidas e na dosagem, para melhorar a biodisponibilidade dos medicamentos e, por consequência, elevar sua efetividade. Além disso, esse tipo de processamento de sólidos também ajuda a otimizar as propriedades de palatabilidade de um composto, a gerar partículas finas o suficiente para serem entregues adequadamente aos órgãos relevantes no corpo e a garantir a absorção de um medicamento através da pele, por exemplo.

 

Diante disso, é evidente a importância de se contar com equipamentos de qualidade e confiáveis para processar seu material de maneira exata, garantindo e controlando o tamanho da partícula.

 

Desafios no processamento de fármacos

Um desafio constante para boa parte das indústrias e laboratórios farmacêuticos está no controle da exposição dos colaboradores aos compostos e matérias-primas utilizadas na fabricação dos medicamentos. Os componentes usados nessa indústria geralmente são tóxicos, o que cria a possibilidade de contaminação em caso de dispersão das substâncias no ambiente, algo que é passível de ocorrer em caso de uso de equipamentos não adequados.

 

Outro aspecto crítico no setor é a limpeza, tanto de equipamentos quanto do ambiente. Além de ajudar a prevenir contaminações nos colaboradores, ela é fundamental para reduzir riscos de contaminação cruzada. Uma variedade de sólidos processados em um mesmo equipamento pode exigir a lavagem contínua de parafusos, pinos e outros itens do equipamento, de modo a garantir que materiais anteriormente processados no moinho não contaminem os seguintes, contribuindo enormemente para sua qualidade.

 

O diferencial de uma líder global

Mais higiene, menos risco de contaminação: equipamentos mais modernos, de empresas líderes globais em processamento de sólidos já possuem funções embutidas que garantem máxima limpeza e higiene, reduzindo as chances de contaminação cruzada a praticamente zero.

Redução de desperdícios por meio de design inteligente: por meio de pesquisas, testes e avaliações dos produtos em campo, os melhores equipamentos do mercado possuem design avançado e inteligente, que maximiza a eficiência da operação e ajuda a reduzir desperdícios de matéria-prima.

Suporte técnico: além de contar com equipe treinada e preparada para lidar com os maiores imprevistos, o cliente também conta com estoque de peças no país, o que reduz o tempo de espera para manutenção e evita problemas de supply chain.

Respeito às normas: como citado, a indústria farmacêutica é regulada por uma grande quantidade de normas rígidas de processamento, e o uso de equipamentos de ponta ajuda a atingir as especificações de produto e procedimento, gerando bons produtos para o mercado e preservando a indústria perante os órgãos reguladores.

Flexibilidade: produtos avançados conseguem trazer flexibilidade de aplicação, podendo ser utilizados em uma série de contextos, o que melhora a produtividade da fábrica e ajuda a trazer mais retorno para seus investimentos.

Seja pela segurança da produção, pela qualidade do produto ou pela preservação da saúde do colaborador, é indispensável buscar a aquisição de equipamentos com uma empresa parceira que seja referência global. Isso garante mais produtividade, mais qualidade e ajuda a fortalecer a marca da indústria no mercado, ajudando a construir diferenciais competitivos.

 

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS