Blog

Home Blog Economize com a manutenção de equipamentos

Economize com a manutenção de equipamentos

 

Manter uma indústria operando com eficiência e alta produtividade é uma tarefa extremamente complexa que exige uma série de análises bastante específicas. Isso significa que a gestão precisa trabalhar a operação nos mínimos detalhes, ou seja, levar em conta cada aquisição de equipamentos e considerar não apenas os custos, mas em especial a relação custo-benefício dos investimentos.

Isso porque, quando os custos representam o único fator considerado para investimento, podem surgir problemas com manutenções excessivas, perda de produtividade e de qualidade na entrega final dos produtos, além de uma diminuição da vida útil do equipamento, o que necessariamente acarretará novos gastos.


Pensando na necessidade de avaliar cuidadosamente cada aquisição específica para o processamento de sólidos, resolvemos apresentar alguns conceitos para otimizar custos com a manutenção, processo essencial e inevitável da operação industrial, mas que pode ser consideravelmente melhorado a partir da aquisição de equipamentos com alta qualidade.


Neste artigo, você vai ler sobre:


  • Como investir em equipamentos de qualidade e economizar com manutenção
  • Como evitar a recorrência de manutenções contando com a excelência de uma assistência técnica especializada
  • Como diminuir os gastos com despesas operacionais (OPEX)
  • Como aumentar o volume de materiais processados

1. Como investir em equipamentos de qualidade e economizar com manutenção


Como o fim do último parágrafo apontou, investir em equipamentos de qualidade modifica totalmente o cenário produtivo e de manutenções da sua indústria. A ideia aqui é pensar à longo prazo: ao investir em equipamentos, é preciso enxergar o custo-benefício e não apenas o custo.

Outro ponto importante é em relação aos benefícios que o fabricante pode oferecer à sua operação. Suporte técnico de qualidade,  atendimento diferenciado por equipe especializada em conjunto com a equipe de manutenção da sua indústria, garantindo mais eficiência na produção, gerando valor agregado e economia, sempre pensando a longo prazo.


2. Como evitar a recorrência de manutenções contando com a excelência de um equipamento de qualidade e equipe especializada


Vamos falar um pouco mais sobre o atendimento personalizado da equipe de manutenção do fabricante. Esse benefício é sem dúvida algo que merece ser novamente mencionado.

Isso porque, por mais que a equipe de manutenção da sua indústria possua técnicos e engenheiros extremamente capacitados e experientes, a excelência na assistência técnica será muito maior quando feita por profissionais  que conhecem a funcionalidade e detalhamento do equipamento adquirido.

3. Como diminuir os gastos com despesas operacionais (OPEX)


As despesas operacionais, comumente chamadas de OPEX, também são um custo a ser considerado e  representam uma das missões mais importantes do gestor de projetos: reduzi-los.

Através da manutenção preventiva dos equipamentos, do suporte técnico e da escolha de equipamentos de marcas confiáveis, é possível reduzir os custos de OPEX e garantir uma operação eficiente tanto financeiramente quanto produtivamente.

4. Como aumentar o volume de materiais processados


A fim de garantir a performance e eficiência do sistema e elevar o volume de material processado, dois pontos de atenção devem ser levados em consideração. Na instalação, é preciso contar com uma equipe especializada que irá instalar e conectar os componentes do sistema com qualidade. Mas somente isso não é suficiente. É preciso realizar a manutenção preventiva dos equipamentos, promovendo a longevidade dos equipamentos e mantendo o processamento de sólidos com um alto desempenho.

Em razão aos fatores citados anteriormente, contar com um parceiro que ofereça equipamentos de qualidade comprovada, mas acima de tudo, uma equipe de manutenção especializada representa uma solução clara, objetiva e bastante racional para reduzir consideravelmente os gastos excessivos, bem como um aumento substancial da produção e da vida útil dos equipamentos.

Procure pensar no longo prazo da sua planta industrial e não somente na redução de custos momentânea. Já dizia o ditado: o barato sai caro. E, em casos mais delicados, é exatamente o que acontece.

Hosokawa

Hosokawa