Blog

Home Blog Prevenção de vazamentos de resíduos químicos: as boas práticas

Prevenção de vazamentos de resíduos químicos: as boas práticas

Agroquímicos, fármacos, pigmentos, adjuvantes: as aplicações da indústria química são variadas e, até por conta disso, requerem processos muito diferentes para obtenção dos resultados específicos de cada setor. Contudo, existe um problema comum a todos os segmentos desta área: o vazamento de resíduos.

 

Este tipo de incidente durante o processamento de sólidos é preocupante pois pode, potencialmente, ocasionar graves acidentes, incluindo incêndios, explosões e intoxicação dos colaboradores. Para que se evite este problema, é necessário estabelecer cuidados especiais por parte do gestor da operação industrial e dos demais colaboradores.

 

Para tanto, a recomendação é fazer a gestão de resíduos para reduzir ou eliminar a exposição a essas substâncias; isso envolve o controle rigoroso da quantidade de materiais perigosos produzidos, o tratamento de resíduos para reduzir sua toxicidade e a aplicação de controles de engenharia de sólidos.

 

É importante ressaltar que os resíduos químicos do processamento são produzidos de forma não intencional, assim como a ocorrência de seu vazamento. Justamente por isso, é fundamental realizar o planejamento criterioso da produção, estudando o material a ser processado, suas características e seus riscos específicos. De posse das informações necessárias, os engenheiros projetam e operam instalações para prevenir, conter, descontaminar e tratar esses resíduos químicos antes que sejam liberados.

 

Problemas comuns que ocasionam vazamentos

 Muitos fatores podem contribuir para que ocorram vazamentos no processo de manuseio de produtos químicos e, via de regra, eles estão relacionados a falhas humanas ou em equipamentos. Problemas como tempo excessivo de uso, falta de manutenção preventiva, treinamento insuficiente e falta de práticas de segurança podem ocasionar as condições para a ocorrência de vazamentos. Para evitar este tipo de situação, é conveniente observar práticas como as listadas a seguir:

Investimento em equipamentos de ponta

Para garantir eficiência produtiva e segurança, é importante investir em um projeto que seja planejado criteriosamente para atender aos desafios de sua indústria. Ele deve contar com equipamentos de alto padrão de qualidade para suportar adversidades durante o processamento de sólidos e, com isso, evitar as falhas que dão margem aos vazamentos.

 

Realizar manutenção programada

A manutenção tem papel fundamental para uma série de fatores como aumento de produtividade, diminuição do tempo de inatividade, durabilidade dos equipamentos e também na diminuição dos riscos de vazamento de resíduos químicos. Além disso, ela evita interrupções na produção e paradas inesperadas por quebras, mantendo sua produtividade fluida sem sacrifício da segurança.

 

Realização de testes em laboratório especializado

A realização de testes e análises laboratoriais do produto é uma prática realizada pelas melhores indústrias, pois permite entender o comportamento do material e identificar o melhor equipamento para processá-lo, algo decisivo para prevenção de falhas.

 

Estas são apenas algumas das práticas essenciais para manter a segurança no processamento de químicos. Invista em planejamento e estudo do material, estabeleça um plano criterioso de implementação de práticas de segurança e conte sempre com fornecedores de alto nível, que vão entregar um equipamento adequado às suas demandas e apoiar sua fábrica no processamento seguro de seus materiais.

 

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS