BLOG

Home Blog Principais riscos no processo de moagem industrial e como evitá-los

Principais riscos no processo de moagem industrial e como evitá-los

Falar sobre o processamento de sólidos sem falar sobre a etapa de moagem industrial é uma tarefa quase impossível; essencialmente, a moagem é a redução de tamanho de um determinado sólido ou composto pela aplicação de forças, como compressão, impacto, atrito ou corte. As diversas combinações dessas forças dão origem a diferentes tipos de moagem e, portanto, diversos produtos. No entanto, a moagem não é a única etapa presente no processamento de sólidos: além dela, os produtos podem passar por outros processos industriais se necessário, a fim de atingir os objetivos específicos almejados pela indústria em questão, seja alimentícia, química, farmacêutica ou qualquer outra.

 

Dependendo da indústria e do material final que se deseja obter, esse tipo de processamento industrial pode ser responsável pela geração de poeiras explosivas, que, por definição, são materiais sólidos extremamente finos. Esse tipo de poeira apresenta alta capacidade inflamável e explosiva quando entra em contato com o ar. Via de regra, quanto mais fina, maior sua capacidade de suspensão e, portanto, mais explosiva será.

Na indústria química, por exemplo, a moagem está também presente nos sistemas de processamento de defensivos agrícolas, atendendo às especificações altamente exigentes deste setor. Parte desses produtos leva fertilizantes em sua fórmula, e fertilizantes podem ser explosivos, como o nitrato de amônio (NH4NO3). Quando submetida a temperaturas a partir de 210°C, a substância se decompõe e acaba se tornando explosiva se a temperatura ultrapassar os 290°C.

 

Triângulo do Fogo & Pentágono da Poeira explosiva

 O chamado Triângulo do Fogo é um padrão adotado na indústria para se avaliar o risco da formação de incêndios, o qual leva em conta três fatores essenciais:

  • Combustível
  • Fonte de ignição
  • Comburente (oxigênio), também chamado de oxidante
  •  

A combinação destes fatores gera o grau de risco de explosão e incêndio. Dentro da realidade de uma linha de produção, as partículas em suspensão assumem o papel do combustível, enquanto as partes móveis de equipamentos, abundantes em uma fábrica, podem gerar a ignição.

Além deste parâmetro, no contexto fabril, também é levado em consideração o Pentágono da Poeira Explosiva, que enumera mais dois elementos essenciais para a ocorrência de uma explosão, em adição ao triângulo: o confinamento e a dispersão do pó. No caso, estes fatores sugerem que as explosões têm mais probabilidade de ocorrer quanto maior a concentração de partículas com potencial explosivo no ambiente.

Estes indicativos também mostram que a moagem, em si, não ocasiona explosões nem incêndios. É o manuseio de sólidos com potencial explosivo sem a devida hermeticidade, permitindo o alinhamento dos fatores listados no Pentágono da Poeira Explosiva e, com isso, criando as condições para um acidente.

 

Como evitar incêndios e explosões em sua fábrica

Um dos grandes desafios para a moagem industrial é justamente a prevenção e predição dos riscos de acidentes, incêndios e explosões durante esse tipo de processamento de sólidos. Para ajudar as organizações do setor e enxergar com mais clareza os passos certos na jornada da segurança produtiva, é conveniente observar as boas práticas que listamos a seguir.

 

O primeiro passo é eliminar pelo menos um dos cinco elementos do “Pentágono da Poeira Explosiva” nos ambientes onde há produção da poeira explosiva o que reduz sensivelmente as chances deste tipo de incidente. Outros pontos que devem ser observados para maximizar a segurança produtiva da planta:

  • Investir na aquisição de equipamentos industriais de moagem de sólidos de qualidade, confiança, com sistemas herméticos e dispositivos de segurança, preferencialmente de fornecedores que garantam as características anti-incêndio do equipamento
  • Realização de manutenção e auditoria preventivas para encontrar vazamentos, correntes de ar e gás, fontes de ignição e locais que possam representar acúmulo de poeira industrial explosiva;
  • Instalar um sistema de ventilação industrial eficiente, que efetivamente evite o acúmulo de poeira em suspensão, eliminando o combustível do Triângulo de Fogo;
  • Ativamente buscar a identificação de vibrações e atritos excessivos na linha que possam agir como fontes de ignição;
  • Adotar práticas regulares de limpeza para evitar acúmulo de material em dutos, moegas, moinhos e outros lugares, efetivamente minimizando o risco de formação de massa crítica combustível.

 

Assim, para eliminar os riscos de incêndios e explosões industriais, é preciso eliminar a formação de uma atmosfera explosiva, tarefa que é facilitada ao se investir em equipamentos herméticos, seguros e confiáveis para o processo de moagem industrial. Avalie, portanto, o risco dos materiais processados em sua estrutura e invista em equipamentos adequados para o seu manuseio, garantindo uma produção eficiente e segura.

 

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS