Blog

Home Blog Redução de partículas: conheça as vantagens do Moinho a Jato AFG

Redução de partículas: conheça as vantagens do Moinho a Jato AFG

Durante toda a sua trajetória, a Hosokawa se destacou no mercado por oferecer soluções de altíssima qualidade para seus clientes. Hoje em dia, a mesma excelência e cuidado se mantém, surpreendendo com o aprimoramento cada vez mais refinado de produtos e serviços oferecidos.

 

O processamento de sólidos secos costuma apresentar diversos desafios, que dificilmente são superados, sem o auxílio de um conjunto de requisitos: equipe especializada, equipamentos de alta tecnologia e confiabilidade no processo. Dos 3, a Hosokawa atende a todos e ainda a muitos outros.

 

Problemas como dificuldade de realizar higienização e manutenção de equipamentos, baixa especialização de profissionais, desgaste de componentes em decorrência de materiais abrasivos e contaminação são alguns dos desafios enfrentados pela maioria das indústrias.

 

Isso porque algumas matérias-primas são extremamente duras, abrasivas ou sensíveis ao calor, e ao mesmo tempo requerem um estado ultra fino para desempenhar suas funções, portanto, é de suma importância realizar esse processo com equipamentos confiáveis.

 

Especialista em micronização, mistura, secagem, aglomeração, compactação, peletização e densificação, a Hosokawa auxilia diversos segmentos industriais como o farmacêutico, de metais, construção civil, entre outros, a atingirem seus objetivos - sendo um dos segredos de sucesso o moinho de jatos opostos AFG.

 

Conhecendo o Moinho a Jato AFG

Na prática, o processo de micronização realizado pelo moinho a jato é dado pelo resultado da colisão de partículas estimulada pela injeção de ar comprimido, substituindo componentes mecânicos.

 

No interior do equipamento, a combinação de bocais de injeção localizados ao redor do perímetro da câmara de moagem e rodas classificadoras posicionadas horizontalmente na parte superior, permite que as partículas atinjam níveis de granulometria extremamente finas.

 

O AFG é adequado para qualquer valor de dureza do material: de dureza 1 (talco) a 10 (diamantes) na escala Mohs. Além do mais, é utilizado para produzir materiais com uma distribuição granulométrica estreita, e um corte superior de partícula na faixa de < 5 a 200 µm.

 

Por não conter componentes mecânicos, vários benefícios são atribuídos ao Moinho a Jato AFG, como:

 

  • Fácil limpeza e manutenção graças a secção superior articulada e removível, além do deck de inspeção na câmara de moagem;

 

  • Livre de contaminação do material;

 

  • Baixo consumo de energia elétrica.

 

Materiais recomendados

Confira a seguir, a diversidade de materiais que o Moinho a jato AFG é capaz de realizar o processo de micronização com máxima eficiência e segurança:

 

Sensíveis ao calor: toner, resinas, ceras, gorduras, agrotóxicos, tintas e pigmentos.

Duros e abrasivos: areia de zircão, corundum, vidro, óxido de alumínio, compostos metálicos.

Extremamente puros: farmacêuticos; pós fluorescentes, sílica em gel, sílica, metais especiais, materiais de cerâmica.

Magnéticos de alta performance baseados em materias de terras raras: neodímio-ferro-boro e samário-cobalto.

Matérias-primas minerais: caulim, grafite, mica, talco.

Compósitos seletivos: ligas metálicas.

 

O moinho de jatos opostos AFG se consagrou no mercado em 1981 e até hoje proporciona produtos de altíssima qualidade para as indústrias que trabalham com materiais complexos e de difícil manuseio.

 

Para ganhar competitividade no mercado e garantir máxima segurança ao processo de micronização dos produtos do seu negócio, fale agora mesmo com os especialistas da Hosokawa.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS