Blog

Home Blog Riscos no processo de moagem: como evitá-los e tornar sua indústria mais segura

Riscos no processo de moagem: como evitá-los e tornar sua indústria mais segura

Em qualquer ambiente de trabalho, seja qual for o segmento, existem potenciais riscos de acidentes e, por isso, foram desenvolvidas diversas leis, regras e procedimentos a serem seguidos para evitar que colaboradores sofram com possíveis eventualidades. Portanto, vale lembrar, que é de suma importância atualizar constantemente os laudos e documentos oficiais que asseguram a confiabilidade dos procedimentos implantados.

 

No segmento industrial esses riscos são potencialmente aumentados pela simples natureza do objetivo da indústria: transformar uma matéria-prima em outro produto. Nesse processo, a depender do tipo de material, o perigo é maior, dado que alguns elementos naturais ao serem transformados adquirem características explosivas ou tóxicas. A exposição dos trabalhadores a longo prazo a certos elementos pode provocar doenças crônicas, afetando a saúde dos mesmos, o que acarreta problemas de diferentes tipos para a indústria. Sendo assim, os cuidados com a segurança devem ser colocados em alto nível de prioridade.

 

O processo de moagem é uma das etapas industriais que apresentam riscos nas indústrias, desde a alimentícia até a química, sendo importante colocar a frente do negócio gestores inclinados e focados na implementação de um ambiente seguro para todos, isso porque essa etapa consiste em reduzir o tamanho de materiais sólidos objetivando atingir a granulometria adequada para cada finalidade dos produtos por meio da combinação de compressão, atrito, corte ou impactos.

 

Existem 3 fatores basilares para que ocorra a combustão de material: combustível, o próprio produto no caso, uma fonte de ignição e oxigênio. E ao discorrer de explosões, podemos adicionar mais dois fatores a essa lista: confinamento e dispersão.

 

Alguns materiais manuseados podem gerar poeiras explosivas durante a moagem, como por exemplo, o nitrato de amônio. Esse material é utilizado no desenvolvimento de fertilizantes; sua poeira extremamente fina ao ser submetida a altas temperaturas, se decompõe e se torna extremamente explosiva.

 

Então como evitar um cenário de risco durante a moagem? Lembrando que o processo em si não é responsável por incêndios, mas sim quando um material com potencial explosivo é manuseado em equipamento não hermético somado com os pontos listados acima.

 

Como evitar os riscos durante a Moagem

Graças ao avanço da tecnologia e a parceiros especializados no segmento, existem equipamentos de alta qualidade que impedem que um cenário de explosão se configure dentro da fábrica.

 

Para tornar sua indústria mais segura, confira algumas atitudes a serem tomadas:

  • Investir em equipamentos de moagem de sólidos de confiança e qualidade, com hermeticidade e dispositivos de segurança;
  • Realizar manutenções e auditorias preventivas para verificar possíveis vazamentos e até mesmo locais de acúmulo de poeira;
  • Verificar se estão presentes problemas vibracionais ou correntes de ar que possam dispersar as partículas;
  • Investir em práticas de limpeza externa e interna ao equipamento regularmente.

 

A Hosokawa é referência mundial no segmento de sistemas de moagem, classificação, mistura, secagem, aglomeração e processamento de sólidos. Ao escolher nossa empresa para ser parceira da sua indústria, você garante tecnologia e prática de sistemas à prova de explosão e um acompanhamento rígido de manutenção e auditoria.

 

Fale agora mesmo com nossos especialistas e encontre a melhor solução para sua fábrica.

Hosokawa

Hosokawa

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS