Blog

Home Blog Saiba o que é o processo de cominuição e como otimizá-lo em sua indústria

Saiba o que é o processo de cominuição e como otimizá-lo em sua indústria

Um processo de redução de materiais sólidos a partir de uma partícula média para tamanhos extremamente menores, também conhecido como fragmentação, a cominuição é um importante processo operacional em quase todas as indústrias.

Seu principal foco é reduzir o tamanho e aumentar a área de superfície dos sólidos, normalmente usados na fabricação de outros produtos ou para liberar materiais de matriz onde são incorporados, gerando algo novo, com alto valor agregado. Esse processo permite a mistura de dois sólidos, a modificação das propriedades de material, além de auxiliar outras etapas de produção, como na extração, compressão, tratamentos por calor, por meio da redução da partícula.

Sua realização depende de diferentes tipos de equipamentos, das características do material e da aplicação desejada. No mercado, é possível encontrar muitos modelos, opções especializadas e personalizadas para atender demandas específicas.

É importante ressaltar que existem dois tipos de cominuição: a moagem e a micronização.

Quando abordamos a moagem, o objetivo é obter partículas de granulometria menores, porém não tão finas quanto na micronização. Nesse complexo processo, é preciso alguns estágios para chegar no tamanho desejado. Aqui, os equipamentos mais usados são os moinhos, em especial os que possuem um par de rolos cilíndricos em cada lado, com rotações contrárias. A combinação de impacto, compressão, abrasão e atrito é o que gera a granulometria desejada.

O segundo tipo, conhecido como micronização, gera partículas ultrafinas a partir do sólido, podendo atingir diferentes granulometrias, ampliando as oportunidades de manipulação. Por ampliar as chances de criar produtos, é muito usada pelas indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas.

Dentre a ampla gama de equipamentos disponíveis no mercado, que vão desde moinhos de martelo até moinhos de mídia agitada para nanopartículas, é importante que o mesmo seja hermético e cumpra com as normas sanitárias vigentes, evitando contaminação e garantindo higiene e confiança.

Para garantir a eficiência no processo produtivo, é preciso avaliá-lo de maneira integrada, levado em conta custos operacionais, critérios de operação, manutenção, capacidade do projeto, além dos custos de capital. Isso tudo leva à uma otimização que só é possível ao contar com um parceiro especializado nesses equipamentos.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos encontrar o melhor equipamento para sua necessidade.

Hosokawa

Hosokawa