Blog

Home Blog Cominuição: Entenda o processo e como otimizá-lo

Cominuição: Entenda o processo e como otimizá-lo

A cominuição é um processo de redução de materiais sólidos a partir de uma partícula de tamanho médio para tamanhos bem menores. Também conhecida como fragmentação, ela representa uma importante unidade operacional em diversos segmentos industriais.

O principal objetivo desse processo na indústria é reduzir o tamanho e aumentar a área de superfície dos sólidos usados na fabricação de produtos. Além disso, é usado para liberar materiais úteis de materiais de matriz nos quais eles são incorporados, gerando um novo produto, muitas vezes de alto valor agregado e características especiais. A cominuição permite ainda misturar dois sólidos, modificar as propriedades de um material e auxiliar em outros processos industriais, como o tratamento de materiais por calor, a extração e a compressão, por meio da redução do tamanho das partículas dos sólidos.

A cominuição requer diferentes tipos de equipamentos de moagem, dependendo das propriedades do material e dos requisitos da aplicação. E o mercado possui uma ampla gama de modelos, opções especializadas e engenharia personalizada para que os equipamentos de uma fábrica consigam atender às demandas específicas de desempenho e volume de cada segmento.

Quais os tipos de cominuição?

Existem basicamente dois tipos de cominuição: a moagem e a micronização.

A moagem é o tipo de cominuição que reduz o material com o objetivo de obter produtos de granulometria menores. Esse é um processo complexo que possui alguns estágios até chegar à redução desejada do material.

Os equipamentos mais utilizados neste tipo de cominuição são moinhos, que fragmentam o material dentro de um banco de cilindros, com um par de rolos cilíndricos em cada lado e que trabalham em rotações contrárias. É aqui que o material é reduzido pela combinação de impacto, compressão, abrasão e atrito até adquirir a granulometria esperada.

O outro tipo de cominuição é a micronização. Trata-se de um processo de moagem que transforma o sólido em um material ultrafino, utilizado com mais frequência pelas indústria alimentícia, química e farmacêutica. A partir da micronização, é possível trabalhar os materiais em diferentes granulometrias e, então, ampliar a as possibilidades de manipulação e até mesmo de lançamento de novos produtos no mercado.

Dependendo da necessidade e do rigor sanitário imposto para algumas indústrias na manipulação de determinados materiais, é obrigatório evitar a contaminação desses materiais processados. Desse modo, é fundamental a utilização de equipamentos herméticos em sua fábrica para garantir o processamento de sólidos com higiene e confiança.

Os principais equipamentos para realizar a cominuição

Para realizar a tecnologia de cominuição, sua fábrica tem à disposição desde moinhos de martelo para a moagem preliminar até moinhos de mídia agitada para nanopartículas.

Já que não é possível encontrar um único moinho capaz de atender com total eficiência todos os requisitos de forma otimizada em termos de finura, rendimento, eficiência energética, desgaste, moagem livre de contaminação e limpeza, você pode encontrar uma ampla gama de equipamentos com diferentes execuções que permite a escolha da melhor solução para cada aplicação.

As indústrias obviamente buscam eficiência no processo de fragmentação, mesmo se tratando de uma técnica muito específica de manuseio de material. O mais indicado para conseguir máxima eficiência na cominuição dentro da sua fábrica é avaliá-lo de uma maneira integrada.

O que isso significa? É preciso levar em conta os diversos custos envolvidos na implementação deste método dentro do seu segmento industrial, ou seja, avaliar custos operacionais, capacidade de projeto, critérios de operação, manutenção, inventário, além dos custos de capital.

O alto consumo energético exigido pelo processo de fragmentação de partículas é um bom exemplo disso. O consumo de energia é de fato bastante alto devido ao nível de complexidade dos equipamentos envolvidos na cominuição. Entretanto, é possível otimizar o gasto energético dos equipamentos ao adquirir equipamentos que passem por constantes melhorias no desenho dos circuitos de cominuição nos dispositivos de moagem, por exemplo.

Essa otimização consiste no desenvolvimento de um sistema de moagem em múltiplos estágios e em etapas, até circuitos de estágio único. No entanto, é importante destacar que essa melhoria está mais ligada com o desempenho do equipamento do que com a eficiência energética em si. E, esse tipo de expertise, só se é possível encontrar junto a um parceiro especializado na fabricação desse tipo de equipamento.

Conclusão

A cominuição é uma técnica bastante empregada por diversos segmentos para realizar a redução de sólidos usados na produção, ou seja, as tecnologias de fragmentação têm importância considerável, tornando-se cada vez mais crescente dentro dos processos industriais.

Hosokawa

Hosokawa