Blog

Home Blog Teste em planta piloto: Entenda sua importância e conheça nosso centro de testes

Teste em planta piloto: Entenda sua importância e conheça nosso centro de testes

O planejamento é a chave para o sucesso para qualquer projeto da empresa, principalmente quando se trata da expansão de escala ou lançamento de um novo produto.

A aplicação de testes criteriosos realizados com equipe especializada e equipamento de última geração promove mais confiabilidade, transparência e eficiência a todo o processo - garantindo por meio de análises precisas que o resultado do produto final atenda às necessidades e especificações demandadas pelo mercado e clientes.

O teste em planta piloto objetiva projetar e identificar partes críticas do processo industrial, de modo que as instruções corretas possam ser fornecidas à equipe de manufatura. Essa etapa é de extrema importância porque permite prognosticar qualquer imprevisto ou falha antes do produto ir para a grande escala - evitando perdas financeiras e tornando a gestão de conflitos mais eficiente.

Ou seja, a planta piloto testará os materiais em menor escala industrial, utilizando os processos necessários para determinar o comportamento do produto. Dessa forma, contar com vasta variedade de equipamentos de testes e profissionais com experiência é crucial para obter resultados assertivos.

Por que os testes em planta piloto são importantes para as fábricas

Por meio de testes em planta piloto é possível identificar o comportamento do material em diferentes condições e interações. Pequenas quantidades de materiais serão testadas com avaliações sensoriais, químicas, testes de mercado limitados, estudos de estabilidade, armazenamento, entre outros.

Essas avaliações possibilitam o entendimento dos valores para se chegar a uma pré-determinada quantidade do produto com a mesma qualidade de sempre. Isso significa poder planejar previamente os investimentos, procedimentos necessários e orientar a equipe de manufatura com maior assertividade.

Importância de conhecer o comportamento e características do seu material

A grande relevância de conhecer o comportamento e propriedades do material é entender qual o dimensionamento e a performance do equipamento a ser adquirido - a escolha adequada promove mais qualidade do produto final.

Não testar os materiais sólidos em menor escala é um grande risco , uma vez que o seu comportamento é incerto. Não existe outra maneira para certificar-se de que as diretrizes traçadas por meio de estudos serão bem sucedidas, sem de fato testá-las.

A Hosokawa conta o maior centro de testes em planta piloto da América Latina com 800m², oferecendo grande variedade de equipamentos e análises, como:

  • Transporte pneumático;
  • Mistura;
  • Secagem;
  • Dosagem;
  • Moagem;
  • Micronização;
  • Classificação;
  • Homogeneização;
  • Análise granulométrica com equipamentos de última geração;
  • Determinação e classificação da fluidez do produto através do método Carr.

 

A etapa de testes, de certo, é determinante para ganhar vantagem competitiva em seus negócios. Conte com a Hosokawa para trilhar o caminho do sucesso.

 

Hosokawa

Hosokawa