Blog

Home Blog Processando retardantes de chamas com eficiência

Processando retardantes de chamas com eficiência

É necessário utilizar as técnicas certas para o processamento de retardantes de chamas ser efetivo – e isso começa com a escolha do equipamento.

Retardantes de chamas são compostos utilizados em materiais para dificultar ou mesmo impedir a propagação de chamas através deles. Em geral, são utilizados em materiais poliméricos – que apresentam maior propensão à combustão – mas também encontram uso em produtos como equipamentos de combate a incêndio (como espumas e gases) e até em bens de consumo, como materiais feitos em madeira e até eletrônicos. Por ser atóxico e não gerar gases, o hidróxido de alumínio (ATH) é um dos mais populares compostos para esta finalidade.

Para que sejam realmente efetivos em sua aplicação e resultem em uma proteção anti chamas confiável, é fundamental que seu processamento seja feito de forma adequada, atingindo as especificações necessárias para cada objetivo. Por isso, atenção a fatores como granulometria, integridade do composto e pureza da mistura gerada são decisivos para a qualidade final.

Assim, para garantir que o ATH (ou qualquer outra substância utilizada) seja processada adequadamente é importante contar com o apoio de uma equipe experiente, que conheça as técnicas adequadas para este tipo de material, assim como os equipamentos certos.

O hidróxido de alumínio deve ter granulometria variada, dependendo da finalidade e do meio em que é aplicado. Para cada caso, o equipamento a ser utilizado é diferente, pois traz recursos específicos, que garantem o resultado esperado para o material. 

Por exemplo, para obter produtos com especificações entre d97 < 63 μm e d50 de 20 μm e d97 < 25 μm e d50 de aproximadamente 8 μm, o recomendado é que se faça por via seca utilizando um moinho de rolos verticais - AWM. Em contraste, para um resultado muito fino, com d50 < 2 μm, o ideal é o processo por via úmida usando um moinho vertical com esferas agitadas - ANR. Em outros casos, moinhos classificadores com revestimento cerâmico são indicados para garantia das dimensões das partículas e para evitar o escurecimento de produtos brancos.

Como podemos ver, os retardantes de chamas como o ATH podem ser trabalhados de várias maneiras, e é importante entender sua necessidade e sua aplicação para definir o melhor tipo de processamento. 

Para as indústrias que estão buscando investir neste segmento, vale a pena conversar com os especialistas da Hosokawa, líder mundial em moagem e com ampla experiência neste tipo de composto. 

Assim, você pode contar com a assessoria de especialistas e adquirir produtos adequados, que tragam um excelente retorno a seu investimento e garantam a entrega de alto nível para todos os segmentos.

Hosokawa

Hosokawa

New call-to-action