Blog

Home Blog Vazamento de resíduos químicos no processamento de sólidos: como evitar?

Vazamento de resíduos químicos no processamento de sólidos: como evitar?

O vazamento de resíduos químicos no processamento de sólidos é um fenômeno preocupante e, para ser evitado, precisa de cuidados especiais por parte do gestor da operação industrial e dos demais colaboradores.

Para tanto, a recomendação é fazer a gestão de resíduos  para reduzir ou eliminar a exposição a essas substâncias - o que envolve o controle rigoroso da quantidade de materiais perigosos produzidos, o tratamento de resíduos para reduzir sua toxicidade e a aplicação de controles de engenharia de sólidos.

Naturalmente, os resíduos químicos do processamento são produzidos de forma não intencional e seu vazamento também. Mas é preciso planejamento para que o processo de manutenção seja feito com a eficiência e o cuidado necessário para não ampliar o problema.

Os engenheiros projetam e operam instalações para prevenir, conter, descontaminar e tratar esses resíduos químicos antes que sejam liberados. Entretanto, a engenharia de resíduos é mais acionada depois que os mesmos já foram liberados ao meio ambiente.

Falhas que resultam em vazamento

Os vazamentos em tubulações ou equipamentos geram prejuízo para a indústria e costumam ocorrer por causa de falhas humanas ou nos equipamentos, que podem ter muito tempo de uso e/ou não são submetidos a inspeção técnica preventiva. Portanto, você deve entender os fatores e determinar medidas para prever e evitar esse tipo de situação.



A seguir, listamos alguns tipos de falhas que podem levar ao vazamento de materiais em sua planta fabril:

Físico: quando os equipamentos ou tubulações que interligam os equipamentos sofrem dilatações ou contrações devido à variação de temperatura, por exemplo. É possível evitar esse tipo de problema com a instalação de tubulações com resistência específica a determinadas variações de temperatura.

Mecânico: é possível que o equipamento passe por algum tipo de atrito, choque físico ou tensão (estrutura suspensa ou mal apoiada).

Químico: em alguns casos, a operação exige o uso de componentes químicos corrosivos. Em outros, até mesmo a água pode corroer parte do equipamento, caso este não tenha a resistência exigida.

Na sequência, listamos algumas medidas para reduzir o risco de vazamento:

1. Investir em uma planta fabril que possua equipamentos com alto padrão de qualidade


É muito importante que a sua indústria, com base no projeto feito por um engenheiro de produção e pelo gestor de operações, invista em uma planta fabril moderna, inovadora e que possua equipamentos com alto padrão de qualidade para suportar adversidades durante o processamento de sólidos comuns a cada tipo de indústria: alimentícia, farmacêutica, minérios e metais, química e reciclagem.



2. Realizar manutenção dos equipamentos


A manutenção tem papel fundamental para uma série de fatores como aumento de produtividade, diminuição do tempo de inatividade, durabilidade dos equipamentos e também na diminuição dos riscos de vazamento de resíduos químicos.


Por meio desse recurso, você consegue prever determinados padrões do equipamento e, com base na análise extensiva dos dados coletados, estabelecer um cronograma correto de manutenções para cada tipo de equipamento. Um diferencial é comprar equipamentos de empresa parceira de qualidade e confiança que ofereça apoio para a execução desse trabalho.

 

3. Aplicação de testes e análises de laboratório do produto final


Outra ação recomendada é a realização de testes e análises laboratoriais do produto final. Essa medida permite conhecer o comportamento do material e identificar o melhor equipamento para processá-lo.


Como vimos, existem diversas maneiras de evitar o vazamento de resíduos químicos na sua operação industrial. Procure adotar todas aquelas que estiverem ao seu alcance e estabelecer parceria com empresas fabricantes de equipamentos de processamento de sólidos que tenham experiência, credibilidade e confiança atestadas pelo mercado.

Hosokawa

Hosokawa

New call-to-action