Blog

Home Blog Processamento‌ ‌Seguro‌ ‌de‌ ‌ Agroquímicos‌ ‌Biológicos‌

Processamento‌ ‌Seguro‌ ‌de‌ ‌ Agroquímicos‌ ‌Biológicos‌

processamento-de-agroquimicos-min

O setor agrícola tem grande aceitação dos agroquímicos de origem biológica, por sua eficiência na lavoura e sustentabilidade. Veja como o processamento é determinante para sua eficácia em campo.

Em tempos de preocupação cada vez maior com práticas menos agressivas ao meio-ambiente, o uso de agroquímicos biológicos na agricultura é uma prática comum e bem aceita. Sua eficiência no desenvolvimento de diversas culturas, aliado a custos razoáveis, torna este tipo de produto um elemento presente em lavouras em todo o mundo.

Contudo, para que ele alcance as especificações ideais de granulometria e que mantenha suas propriedades biológicas preservadas, são necessários certos cuidados durante seu processamento, de modo que o produto atinja todo seu potencial na aplicação.

O primeiro ponto está ligado à manutenção da temperatura durante o processo da moagem. Como se tratam de agentes biológicos vivos, um processo que degrade estes microrganismos – como a elevação acentuada de temperatura – pode levar à sua destruição, efetivamente inutilizando o composto. 

Por isso, é fundamental contar com equipamentos que realizem o processo de moagem sem elevação de temperatura, garantindo que não haja desnaturação do composto. Neste sentido, os moinhos Hosokawa são indicados, já que conferem ao produto uma temperatura ao redor dos 30° C e, portanto, conseguem realizar o processo sem prejuízos biológicos para o material.

Outro aspecto fundamental está ligado à granulometria da mistura. 

Para que seja efetivo em campo, o produto moído deve ter consistência na distribuição do tamanho de partículas, respeitando o tamanho máximo de 150 micras – para evitar entupimentos nos bicos de distribuição nas plantações. Assim, no processamento deste tipo de material é importante usar moinhos de impacto classificadores, que evitam a liberação de partículas acima das dimensões estipuladas. Novamente, a Hosokawa possui uma linha diversificada de equipamentos e soluções com a capacidade de classificação, trazendo a solução necessária para cada finalidade da indústria e dos materiais processados.

De forma geral, é sempre recomendado conversar com especialistas antes de investir em equipamentos de moagem. Desse modo, as necessidades de sua indústria podem ser melhor analisadas e, com isso, sua escolha de equipamento é feita de maneira mais assertiva, garantindo o melhor rendimento operacional e os melhores retornos sobre seu investimento em infraestrutura. 

Assim, se sua indústria lida com agroquímicos biológicos, fale com os engenheiros da Hosokawa, que vão entender seus objetivos e indicar o melhor composto de soluções para o processamento seguro e eficiente deste material

 

New call-to-action

Hosokawa

Hosokawa